Os espaços de coworking são tradicionalmente conhecidos por serem ambientes de trabalho. Porém, esse formato vai muito mais além. Os donos dos escritórios compartilhados já perceberam que para um profissional desenvolver melhor as suas atividades, ele precisa mais do que apenas uma estrutura física e facilidades.
Os profissionais autônomos, que gostam de frequentar os coworkings, querem estar em constante aprendizado. Seja por meio de outros colegas (o famoso networking que acontece nesses espaços), ou então por cursos e atividades.
Portanto, como gestor de um espaço de coworking, você precisa elaborar eventos e cursos tanto para seus clientes atuais quanto para os futuros. Podemos dizer que um escritório colaborativo precisa sediar eventos para três tipos de público. Neste texto, vamos apresentar quais são eles e dividir algumas ideias de cursos e eventos que você pode realizar. Confira.
O primeiro tipo de evento que você precisa realizar são os focados especialmente nos coworkers. Ao escolher um escritório compartilhado, o profissional já espera contar com algumas exclusividades. Esses eventos cumprem o papel. Inclusive, esses cursos e atividades podem servir como um atrativo para aumentar o valor da mensalidade no coworking
Os eventos abertos para o público também são excelentes para o seu espaço, principalmente por dois motivos. O primeiro deles é que os seus coworkers querem fazer networking com outras pessoas, além das que estão nas mesas ao seu lado. O segundo, é que essas atividades atraem pessoas diferentes para o seu coworking, que podem conhecer o espaço e adotá-lo futuramente como escritório.
Essas atividades são aquelas que não precisam ser organizadas por você. Sua única responsabilidade é oferecer o espaço que vai receber esse tal curso ou palestra. Ele é muito bom para o seu escritório compartilhado, pois você consegue receber pessoas diferentes sem se esforçar para isso. Você pode pedir algumas contrapartidas para receber esses eventos, principalmente se os organizadores não pagarem pelo espaço. Garanta que eles vão disponibilizar um número de vagas para os seus coworkers e compartilhar o mailing de participantes (ou então realizar as inscrições por meio da sua plataforma de eventos, para que você tenha todas essas informações em primeira mão).
Dito isso, aqui vão algumas ideias de eventos em coworking que você pode organizar no seu espaço. Olha só:
Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos empreendedores? O seu coworking pode oferecer cursos e palestras que abordam tópicos como marketing, finanças, gestão, etc. Essas atividades podem ser pontuais ou então frequentes — com cursos que acontecem a cada quinze dias, por exemplo, e abordam todos os assuntos pertinentes para quem deseja empreender.
Você quer receber eventos externos, mas não sabe muito bem como começar? A nossa dica é conversar com os organizadores de atividades que já têm calendários fixos. Algumas instituições que sempre precisam de espaços para eventos são CreativeMornings, Ladies, Wine and Design, Semana Global do Empreendedorismo e Startup Weekend. Além delas, procure outros grupos da sua cidade. Com certeza tem muita gente fazendo coisa interessante na sua região, que vai adorar usar o seu espaço de eventos.
Quem foi que disse que todos os eventos dentro de um coworking precisam estar relacionados a trabalho? Invista em atividades mais descontraídas, como cafés da manhã e happy hours. O público adora!
Quer tornar o seu espaço mais conhecido? De tempos em tempos, ofereça diárias gratuitas para quem deseja trabalhar no seu escritório. Nessa ocasião, organize algumas palestras ministradas pelos próprios coworkers. Todo mundo sai ganhando.
Todo mundo adora poder falar sobre o projeto que está desenvolvendo. Para criar esse hábito no seu espaço, crie noites de pitch, na qual coworkers e convidados apresentam os seus negócios.
Se você quer garantir que o seu coworking vire referência em bons eventos, crie uma grande atividade anual. Para ela, chame pessoas que são referências no setor, para um dia inteiro de bons ensinamentos.
Uma outra atividade que o público adora é o cinema. Invista num bom filme, que pode ser relacionado a empreendedorismo ou não.
Gostou das ideias e quer colocá-las em prática? Então a nossa dica é que o seu negócio conte com o auxílio de uma plataforma que liste todas essas atividades. Além disso, é importante organizar as inscrições dos interessados em participar dos cursos e eventos.
Nossa sugestão é que o seu coworking use a EngagED para todas essas funções. Com ela, você pode oferecer uma página exclusiva do seu espaço, além de organizar todas as inscrições do seus eventos e oferecer diversos meios de pagamento. Com a EngagED você também consegue ter seu próprio funil de inscrições. Essa funcionalidade mostra as pessoas que já realizaram o pagamento e as que precisam de um follow up.
Além de ser um diferencial que você pode oferecer a quem promove um curso no seu coworking, isso permite que você tenha acesso aos contatos das pessoas que se inscreveram. Com esses dados, você pode mandar mensagens e e-mails para os participantes, com mais informações sobre o seu espaço.