Principais datas comemorativas para você vender mais em 2023

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Building the right tech stack is key

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What are the most relevant factors to consider?

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What tech stack do we use at Techly X?

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O ano de 2022 foi excelente para o comércio. Em um cenário pós pandêmico, o que mais houve foi negócios surgindo em todo lugar, e com os mais diversos objetivos. Na área do e-commerce e dos cursos online, portanto, não poderia ser diferente. 

Esse mercado nunca esteve tão aquecido, e tem gerado diversas oportunidades para quem busca empreender neste terreno. Por isso, se você quer gerar picos de vendas para o seu empreendimento durante o ano, é indispensável que você tire proveito das datas comemorativas, pois são oportunidades excelentes de você aumentar o seu faturamento. 

Pensando nisso, elaboramos para você um guia com as datas comemorativas mais importantes do ano que vem, para que você possa montar o seu planejamento desde já. Bom demais, não é mesmo?! Aproveite o conteúdo, e mãos à obra!

1. JANEIRO

Começamos no primeiro mês do ano. Para este mês, temos duas datas que podem ser aproveitadas para impulsionar as suas vendas.

Dia do Leitor (07/01) 📖

Nesta data, você pode aproveitar para oferecer ao seu cliente e-books e presentes temáticos para o público que consome livros. Sem falar que trata-se de uma ótima data para a venda de cursos, já que a produção de conteúdo escrito é uma ótima oportunidade de promover o seu próprio conteúdo.

Dia da Saudade (30/01)🫂

Trata-se de uma data sentimental. Por isso, você pode aproveitar a ocasião e apelar para estratégias de marketing que tragam à tona a afetividade nas compras. Para tirar proveito desta oportunidade, aposte em uma boa estratégia de copy, apelando para o sentimentalismo e, é claro, sem esquecer da qualidade do seu conteúdo.

2. FEVEREIRO

Fevereiro é um mês típico de festividades, mas não quer dizer que você não possa criar uma estratégia super efetiva para alavancar as vendas do seu negócio. Neste mês, temos três com ótimo potencial de vendas para destacar.

Valentine’s day (14/02) ❤️‍🔥

Esta é uma data muito popular na américa do norte, mas que está cada vez mais difundida aqui no Brasil. Por isso, vale muito a pena apostar em campanhas para essa ocasião.

Pode ser uma boa ideia produzir um conteúdo romântico. Entretanto, tenha a certeza de focar, também, na utilidade. Vale lembrar que, nesta data, é muito comum a procura das pessoas por ideias de presentes, e você pode utilizar isso a seu favor.

Afinal, o que pode ser melhor para presentear a pessoa amada do que conhecimento, não é mesmo? Tente envolver o conteúdo daquilo que você vende como sendo uma ótima opção de presente. Muitas vezes, quem irá fazer a compra do seu produto, neste caso, não é a mesma pessoa que irá consumir.

Por isso, pense em uma forma de resumir e explicar de forma simples e direta aquilo que você está vendendo, facilitando a compreensão daquele que irá presentear a pessoa com o seu curso ou conteúdo.

Landing pages românticas e pop-ups temáticas também podem ser uma boa ideia.

Carnaval (21/02) 🎉

Apesar de ser uma data festiva, ainda pode ser uma oportunidade muito frutífera para faturar com a venda de conteúdo. É preciso lembrar que a edição de 2023 será especial, já que marcará o retorno das comemorações presenciais pelos foliões, que por conta da pandemia, tiveram de comemorar de forma contida nos anos anteriores.

Se o seu negócio envolve cursos de preparação para festas, viagens, bebidas e principalmente maquiagens, por exemplo, a ocasião é um prato cheio para aumentar o seu faturamento.

Você pode, ainda, se aproveitar do fato de que há uma boa parte da população que não curte tanto assim as tradicionais festividades de fevereiro. Pode ser uma ótima oportunidade de oferecer a este público produtos e conteúdos que valorizem o descanso no feriado, como por exemplo cursos que abordem leitura, viagens, dicas de cinema, entretenimento e moda, tecnologia, etc. 

Coloque a criatividade para funcionar e aproveite a semana da folia para gerar um pico de vendas no seu negócio!

3. MARÇO

É neste mês que o ano se inicia de verdade. Afinal, neste ponto, todas as principais datas festivas já passaram. Por isso, é uma ótima oportunidade para você construir um planejamento para o seu negócio, determinando, por exemplo, metas de faturamento para o decorrer do ano.

A partir deste mês, já é possível determinar quais estratégias de marketing estão funcionando, ajustando suas campanhas de tráfego orgânico e pago, além de ser possível realizar ajustes na sua equipe. 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as principais datas deste mês.

Dia da Mulher (08/03) 💋

Esta data é um prato cheio se o seu negócio trabalha com cursos que se relacionam com marcas de acessórios e produtos femininos, como a maquiagem, por exemplo. É uma ocasião excelente para levantar o seu engajamento e lucro, produzindo um conteúdo de qualidade voltado para esse público.

É importante lembrar, entretanto, que a abordagem sobre pautas importantes para o feminismo em suas eventuais campanhas de marketing têm de ser muito bem pensadas, pois é fácil cometer enganos quando se trata deste assunto.

Por isso, realize uma boa pesquisa, e tenha em mente qual é o seu público, para não meter os pés pelas mãos.

Uma boa ideia, é pesquisar quais dos seus produtos são mais comprados por mulheres, e promover um desconto especial nestes conteúdos.

Outra sacada bacana é destacar as mulheres que trabalham na sua equipe, exaltando a importância delas para o seu negócio, e dando para elas destaque em campanhas de anúncios, por exemplo.

Montar alguns cases de sucesso com clientes femininos também é muito válido, pois chama a atenção deste público em relação aos seus produtos, já que foge do senso comum.

Esta é uma data muito importante para a luta das mulheres contra o machismo e a violência, promovendo igualdade de direitos. Por isso, não deixe de dar, à ocasião, o destaque que elas merecem!

Dia do Consumidor (15/03)⭐

Essa é uma daquelas datas que você simplesmente não pode ignorar, e está entre as mais importantes dessa lista, sendo essencial para o faturamento do seu negócio (por isso a estrela!)

Muitos analistas a consideram, inclusive, como a principal do primeiro trimestre do ano para o e-commerce.

Somente em 2022, o Dia do Consumidor movimentou quase R$ 750 milhões, o que significa um crescimento de mais de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Há quem diga, inclusive, que trata-se da Black Friday do primeiro semestre do ano, tamanha a sua importância para o faturamento anual do seu negócio.

Por este motivo, é comum que muitos produtos ganhem descontos de até 60% por meio de liquidações e cupons. Você não pode ficar para trás. Aproveite para fazer campanhas e promoções imperdíveis, não esquecendo de proporcionar, também, uma boa experiência de compra. Tudo isso irá colaborar para a fidelização de novos clientes, aumentando suas vendas.

O bacana é que, nesta data, não importa o conteúdo do seu curso ou material. É possível vender de tudo, e isso é muito importante para você causar um pico de vendas no seu produto perpétuo ou de lançamento.

4. ABRIL

Este é outro mês do ano muito bacana para o e-commerce, principalmente se o seu produto ou conteúdo tiver alguma relação com a culinária, especialmente na área dos doces!

Além disso, o mês contém feriados nacionais, o que também abre oportunidades para ações relacionadas ao turismo.

Páscoa (09/04) 🐰

Esta é a principal data comemorativa de abril, além de se tratar de um feriado nacional. Se você trabalha com algum conteúdo que se relacione com chocolates e doces em geral, por exemplo, será a principal data do ano para o seu faturamento, superando, inclusive, o Natal e a Black Friday!

O turismo também ganha destaque, já que muitas pessoas costumam viajar a lazer na ocasião. Não deixe de realizar campanhas para elevar o seu pico de vendas se a sua área de atuação tiver relação com o tema.

A área da gastronomia também ganha destaque aqui, já que é comum a realização de grandes banquetes na ocasião deste feriado. Conteúdos sobre gastronomia e vinhos serão muito procurados pelos consumidores. Por isso, não deixe de investir uma grande quantidade de recursos se este for o seu nicho. O marketing digital e as campanhas de descontos devem estar afiados!

E não é só isso!

Sensacional, não é mesmo? Através destas datas comemorativas, você pode planejar melhor o seu ano fiscal de 2023, criando antecipadamente campanhas de marketing e divulgação super efetivas para o seu faturamento. E o planejamento antecipado é essencial para que você consiga fazer isso de forma efetiva.

Neste blog post, trouxemos apenas um gostinho do nosso guia completo. Para ter acesso à íntegra deste conteúdo matador, com todas as datas comemorativas mais relevantes até o final de 2023, é só baixar GRATUITAMENTE o nosso e-book, clicando na imagem abaixo. Demais, não é mesmo? Aproveite!