Sabemos que o planejamento é essencial para o sucesso. Entretanto, isso é especialmente verdade na área de produção de conteúdo. Pode parecer o contrário, mas é importantíssimo que você documente todos os seus passos para tirar o seu sonho do papel. Neste blogpost, vamos te dar mais detalhes de como fazer isso. Vamos lá?
Antes de iniciar qualquer tipo de projeto, é necessário planejamento, independentemente do tamanho da sua empresa. Aliás, quanto menor for o seu negócio, melhor deve ser o seu planejamento. Antes de dar início ao seu novo empreendimento, é necessário sempre se perguntar: “o que?”, “quando?” e “onde?”.
Em primeiro lugar, por mais óbvio que seja, ainda é importante lembrar: antes de dar início ao seu processo de vendas, é necessário ter um curso, ou seja, um produto para oferecer aos seus clientes. Muitos empreendedores de primeira viagem , por vezes, tentam pular esta etapa, avançando para o estágio da produção de conteúdo para redes sociais ou do marketing.
Isso é um erro muito grande, e pode acabar atrasando muito o seu processo de faturamento. Se for o seu caso, é desejável parar tudo o que você estiver fazendo, e focar na produção e aprimoramento do seu curso. Afinal, é ele quem irá chegar nas mãos do seu cliente. Por isso, foque no aprimoramento do seu produto. Mais do que qualquer marketing, ele deve ser o seu principal chamariz. Define toda a estrutura do seu curso, estabelecendo os módulos, aulas e temas.
É importante que, nesta etapa de planejamento, você defina quem irá realizar cada etapa da concepção do seu produto. Quem irá gravar, escrever, roteirizar cada etapa do curso. Isso é muito importante porque, a partir do momento em que você estipula uma data e quem irá realizar cada tarefa, aquilo deixa de estar somente no campo das ideias, e passa a ser palpável, bem mais viável de ser realizado. Se não houver planejamento, é bem provável que tudo não saia do papel ou, na melhor das hipóteses, demore muito mais do que o necessário para ser colocado em prática.
Esse hábito melhora a execução do seu projeto como um todo, tendo um papel, inclusive, na qualidade final do produto. Se for necessário, por exemplo, alugar um estúdio, você saberá a data da reserva, por exemplo, e poderá dar andamento ao seu programa de aulas. Sem uma data específica, ficará bem mais difícil realizar uma etapa como essa, o que poderá comprometer a qualidade do curso, pois você não irá dispor de um estúdio para gravar suas aulas, o que ficará evidente na qualidade de som e imagem, por exemplo. Este é apenas um exemplo, mas deixa claro como a falta de planejamento pode influenciar na qualidade.
Após gravar e editar o seu curso, o próximo passo é a configuração do seu curso na ferramenta de hospedagem de sua preferência.
É neste momento que surge a EngagED. Somos uma startup especializada na implementação do ensino a distância em qualquer tipo de negócio. Através da nossa plataforma, você poderá hospedar suas aulas de maneira extremamente simples e rápida, já que não há a necessidade de que você possua qualquer tipo de servidor para conseguir acessar e rodar a nossa plataforma. Além disso, terá muita facilidade na colheita dos seus resultados, com diversas formas diferentes de você receber os valores referentes aos lucros do seu negócio.
Em nossa plataforma, você poderá montar o seu curso do zero, podendo criar uma área para membros personalizada e sem a necessidade de códigos, facilitando a criação do seu curso EAD.
A criação de landing pages também é facilitada, assim como a total flexibilidade na forma de receber pagamentos, resultando em um aumento das suas vendas. Você conseguirá acompanhar seus resultados através de relatórios personalizados, com informações completas sobre suas vendas e alunos.
Tudo isso resultará em um crescimento do seu negócio, já que você terá toda a infraestrutura e tecnologia para que a sua ideia saia do papel.
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O próximo passo é gravar um vídeo de vendas. Ele vai ser muito importante na disseminação do seu conteúdo pelas redes sociais, pois será o primeiro contato que os seus clientes terão com você e o seu curso. Assim como nas outras etapas, deixe muito claro a data de quando ele será gravado e editado, assim como as pessoas que irão trabalhar nele. A chave da ação é sempre o planejamento, por isso, não vacile nesta etapa.
E é lógico que, assim que você estiver com o seu vídeo de vendas prontinho, você deverá fazer um anúncio para este vídeo de vendas. Crie diversas versões dele, para que o seu conteúdo de marketing seja diversificado. Tenha sempre em mente que o vídeo funciona muito melhor do que imagem para o seu marketing, então priorize este tipo de conteúdo. Defina quem irá escrever, gravar e editar estes anúncios, e onde isto será feito, assim como a data. Tudo o que não é colocado no papel, não vira realidade. Por isso, sempre documente tudo.
Apesar de o conteúdo em vídeo ser muito bom, ele não é suficiente. Isso porque ele envolve apenas o seu lado da história, o seu depoimento. Por isso, invista na criação de conteúdo colaborativo para fins de marketing. Busque entrevistar pessoas de referência na sua área de atuação, conversar com seus alunos, tratar temas com profundidade, etc. A ideia, aqui, é produzir um conteúdo mais informativo, que transmita algum valor para a pessoa que o está consumindo, ao mesmo tempo que melhora a sua reputação.
Depois de todo esse trabalho, vamos para mais uma etapa de extrema importância: a criação da sua página de vendas. É para ela que todos os seus clientes serão redirecionados, e ela refletirá diretamente a qualidade do seu conteúdo. Por isso, capriche na sua criação. Se você não tiver nenhuma experiência com isso, ou não souber como é o processo de criação desta página, contrate um profissional da área para que crie uma página de vendas para você. Não esquecendo, é claro, do planejamento. Deixe tudo anotado na sua planilha, para que você se mantenha organizado e focado.
Depois de todas essas etapas concluídas, é hora de configurar os seus anúncios. É aqui que você irá utilizar aqueles vídeos que você gravou. Faça o upload deles no YouTube, Facebook, Instagram, etc. Mas nada de fazer tudo de forma afobada, subindo todos os vídeos de uma vez só, ou de forma desorganizada. Faça uma planilha com as datas de quem irá postar estes vídeos, e quando. Organização é essencial, e isso não muda aqui.
A lição que fica após chegarmos ao fim deste post, é a importância de catalogar todos os seus passos, para que você não pule etapas, e também não acabe perdendo prazos ou até não realizando-os, por conta de desorganização. Tenha a certeza de criar uma planilha com todas as etapas documentadas, para que você possa marcar como concluída uma tarefa sempre que executá-la. Dessa forma, você permanece motivado, e o seu sonho ganha tração. Boas vendas!