Passo a passo para criar conteúdo nas redes sociais para posicionar o seu negócio e impulsionar suas vendas
Seja você experiente nas redes sociais ou não, planejar as publicações é uma etapa essencial para te ajudar a alcançar o seu objetivo com as vendas do seu curso! E quando falamos de planejamento, não é apenas “Reels - segunda-feira; Stories - terça-feira…”, mas sim um verdadeiro caminho estruturado que te levará à sua meta!
Para um bom planejamento existem 3 etapas necessárias: O que postar? Quanto postar? E quando postar?
Neste artigo você vai ter acesso à bússola para, não apenas postar, mas para tirar resultado das suas ações nas redes sociais.
A primeira coisa que você precisa ter em mente ao produzir um conteúdo ou fazer uma publicação é que as redes sociais, no seu caso, servem à um objetivo final. Então cada publicação tem que ter um porquê de estar ali. Você estará dedicando tempo e recursos para o grande porta-voz do seu produto e do seu negócio. Assim, considere as seguintes perguntas para definir os primeiros conteúdos:
• Quais as principais dificuldades dos meus alunos, hoje?
• O que eu sei que poderia ajudá-los com essa dificuldade?
• Quais experiências eu tive ao longo do tempo que meu alunos também gostariam de ter ou poderiam tirar de aprendizado?
• O que eu alcancei hoje (aprendizado, jornada, cargos) que meus alunos também desejam alcançar?
Nas perguntas acima, considere que todo o seu público é seu aluno, afinal mesmo que ainda não tenham comprado um curso seu, estarão aprendendo com seu conteúdo gratuito. Na sequência, lembre-se sempre das palavras-chave: urgência, relevância e propósito.
Urgência: Quanto mais latente ou urgente é a dificuldade do seu aluno, mais você chamará a atenção falando sobre o assunto. Aproveite dúvidas e dificuldades comuns para criar títulos de publicações ou temas de vídeos.
Relevância: Quanto mais valor alguém tirar do seu conteúdo gratuito, mais ele estará disposto a pagar pelo seu produto.
Propósito: Tanto você quanto o seu aluno tem um porquê, este motivo será o norteador de toda a sua comunicação. Por que você quer ensinar? O que você quer alcançar ensinando outras pessoas?
Agora sim! Você já está munido de informações para começar a fazer o seu brainstorming de ideias de publicações!
De forma resumida, o que publicar então nas redes sociais? Todo e qualquer conteúdo que agregue conhecimento, valor e transformação para o seu potencial aluno. Desde dicas, perguntas e respostas, análises, experiências e histórias em seus mais diversos formatos: vídeos curtos ou longos, fotos, stories ou carrosséis.
Para alcançar um grande número de pessoas e ampliar a captação de interessados no seu produto, a indicação é de 45 dias de publicações diárias divididas da seguinte forma:
• 1 vídeo curto por dia (publicado em formato Reels, TikTok e YouTube shorts)
• 10 stories por dia (no Instagram)
• 1 vídeo longo por semana (publicado no YouTube)
• 2 publicações em carrossel ou foto por semana (Instagram e/ou LinkedIn)
Após o período de 45 dias, seu público estará aquecido e muito mais familiarizado com você como profissional e todo o valor que você entrega. Você terá alcançado também um público novo interessado nos temas que você aborda. E dessa forma, e a venda será uma consequência gradativa.
Não se esqueça! Mesmo após 45 dias de conteúdos diários, mantenha uma constância de publicações de pelo menos 3 a 4 publicações semanais (vídeos, fotos, ou outros formatos). Afinal, todo esse público novo que chegou até você, precisa ser nutrido de conteúdo para também criar o desejo de compra, e assim você escala mais e mais os resultados!
Acredite ou não, você não precisa esperar seu curso ficar pronto para começar a publicar conteúdos. Assim como não precisa de uma câmera, tripé ou ring light. Comece a publicar hoje! Separe 5 minutos para entrar na sua galeria de fotos e localizar uma foto que tenha alguma relação com o propósito do que você tem para ensinar, podem ser fotos suas em algum momento importante para a carreira, ou também algum bastidor contando sobre uma experiência.
Após sua primeira publicação, defina um dia da semana para gravar os vídeos necessários e programe as publicações seguintes para te poupar tempo.
Para que não te faltem ideias, aqui vão algumas sugestões para os dias em que a criatividade não está falando tão alto!
🔸 Dia 1: Conte a sua história - Post
Crie um post no feed contando um pouco da sua história, um momento importante na carreira ou uma virada de chave, mostrando sua paixão e motivação.
🔸 Dia 2: Compartilhe hábitos que mudaram sua forma de trabalhar - Reels
Grave um vídeo curto contando sobre um ou mais hábitos produtivos e como eles melhoraram sua rotina.
🔸 Dia 3: Mostre alguma curiosidade nos bastidores do seu trabalho - Reels
Publique um vídeo curto dos bastidores da produção ou desenvolvimento do material/aulas dos cursos.
🔸 Dia 4: Compartilhe uma ferramenta ou dica prática que faz diferença no seu dia a dia - Reels
Grave um vídeo curto demonstrando o uso de uma ferramenta ou compartilhando uma dica útil e aplicável no seu trabalho.
🔸 Dia 5: Compartilhe uma lição aprendida que faz diferença até hoje - Post
Crie um post no feed com uma imagem inspiradora e um texto sobre a lição aprendida e como ela impacta seu trabalho.
🔸 Dia 6: Compartilhe um conhecimento relevante que melhora o resultado final do seu trabalho - YouTube
Grave um vídeo longo explicando sobre um tema relevante para a sua área e complemente com dicas práticas ou um passo a passo para demonstrar a aplicabilidade daquele tema.
🔸 Dia 7: Faça um tutorial ensinando alguma técnica - Reels
Grave um vídeo tutorial curto sobre uma técnica ensinada em um dos cursos.
🔸 Dia 8: Compartilhe sua opinião a respeito de algum conceito relevante na sua área - Post
Aproveite o conteúdo do vídeo longo do dia 6 e transforme ele em um carrossel com os principais pontos resumidos em tópicos.
🔸 Dia 9: Responda perguntas frequentes ou comuns em vídeos - Reels
Aproveite o conteúdo de stories respondendo uma caixinha de perguntas e republique em formato reels.
🔸 Dia 10: Compartilhe um momento da sua jornada e o que você aprendeu - Post
Faça uma postagem no feed com uma foto do começo da jornada do negócio e escreva sobre as lições aprendidas desde então.
🔸 Dia 11: Compartilhe uma técnica essencial para o seu trabalho - Reels
Grave um vídeo curto destacando uma técnica fundamental ensinada nos cursos e foque em mostrar o porquê ela é importante e que resultado ela traz.
🔸 Dia 12: Comente sobre um tema em alta na sua área (utilize notícias) - Reels
Grave um vídeo curto comentando sobre uma notícia relevante na sua área de atuação e como ela pode impactar na vida dos profissionais da área.
🔸 Dia 13: Abra uma caixinha de perguntas e reutilize as respostas para criar um vídeo longo - YouTube
Nos stories, incentive os seguidores a enviarem suas principais dificuldades e reutilize essas informações para gravar um vídeo longo respondendo cada uma delas. Ex de título “Todo iniciante em X passa por isso”, “O que não te contam sobre a área X” ou até mesmo utilize a pergunta mais feita como o próprio título do vídeo.
🔸 Dia 14: Crie um quiz nos stories utilizando mitos ou crenças comuns da sua área e utilize isso como conteúdo no feed - Post
Crie uma série de enquetes nos stories com perguntas sobre mitos e verdades relacionados à sua área. Aproveite para gerar um carrossel desmistificando as perguntas mais relevantes.
🔸 Dia 15: Compartilhe depoimentos - Reels
Experimente publicar um formato diferente de depoimento, fazendo uma parceria com outros profissionais da área e trazendo um depoimento deles de como é trabalhar na área e de quais resultados eles desfrutam hoje por terem se dedicado
🔸 Dia 16: Publique uma frase que é muito importante ou motivadora para você - Reels
Compartilhe uma citação inspiradora no feed que reflita sua filosofia de ensino ou motivação pessoal.
🔸 Dia 17: Responda as perguntas mais frequentes sobre a sua área - Post
Reutilize o conteúdo do vídeo longo do dia 13 em um carrossel respondendo apenas as perguntas principais de forma mais resumida.
🔸 Dia 18: Compartilhe uma história de sucesso relevante na sua área - Reels
Grave um vídeo curto comentando uma história de sucesso de alguém que teve resultados notáveis na sua área (um profissional que seja inspiração).
🔸 Dia 19: Conte por que começou o seu negócio - Reels
Grave um vídeo curto para relembrar a história por trás da criação do seu negócio, enfatizando detalhes que ainda não foram compartilhados.
🔸 Dia 20: Utilize um conteúdo do seu curso como guia para um vídeo - YouTube
Grave um vídeo longo escolhendo um dos módulos do seu curso como tema, descreva um caminho de habilidades a serem desenvolvidas para dominar este tema
🔸 Dia 21: Mostre alguma curiosidade nos bastidores do seu trabalho - Post
No feed, compartilhe uma foto dos bastidores do seu trabalho ou de seus estudos e conte na legenda um pouco mais sobre a sua rotina.
🔸 Dia 22: Compartilhe sua opinião a respeito de algum conceito relevante na sua área - Reels
Grave um vídeo curto com sua visão sobre um conceito controverso ou tendência recente na área de atuação.
🔸 Dia 23: Compartilhe uma lição aprendida que faz diferença até hoje - Reels
Faça um vídeo curto compartilhando uma lição significativa que teve um impacto no seu trabalho
🔸 Dia 24: Compartilhe hábitos ou habilidades que mudaram sua forma de trabalhar - Post
Publique um carrossel de imagens elencando hábitos ou habilidades essenciais para a eficiência no trabalho/estudo na sua área.
🔸 Dia 25: Faça um tutorial ensinando alguma técnica - Reels
Grave um vídeo tutorial curto ensinando uma técnica, e desafie seus seguidores a testarem suas habilidades (aproveite a temática do vídeo do dia 20 para nortear o seu tutorial)
🔸 Dia 26: Crie um passo a passo - Post
Crie uma check-list com um passo a passo explicando o que seu aluno precisa para começar na jornada para atingir o objetivo dele, e publique essa lista. Exemplo “Check-list para alcançar X”
🔸 Dia 27: Comente sobre um tema em alta na sua área - YouTube
Faça um vídeo longo analisando uma notícia relevante relacionada à sua área e seus possíveis impactos no setor.
🔸 Dia 28: Compartilhe um momento da sua jornada e o que você aprendeu - Reels ou Post
Compartilhe um momento marcante do seu desenvolvimento profissional e os resultados que você obteve com essa experiência, no formato vídeo ou foto.
🔸 Dia 29: Compartilhe uma técnica essencial para o seu trabalho - Post
Crie um post no feed explicando uma técnica fundamental ensinada em um dos cursos, utilize o conteúdo do dia 20 para reforçar novamente os resultados em desenvolver essa habilidade
🔸 Dia 30: Responda perguntas comuns sobre seu curso em vídeos - Reels
Crie vídeos nos stories respondendo às perguntas frequentes sobre seus cursos. Aproveite para salvar nos destaques e também para reutilizar em um reels falando sobre um de seus cursos.
🔸 Dia 31: Crie um quiz nos stories - Post
Utilize os stories para fazer um quiz interativo com perguntas sobre a notícia comentada no vídeo do dia 27. Reaproveite os principais insights desse conteúdo para criar um carrossel.
🔸 Dia 32: Compartilhe uma percepção sua sobre um tema em alta - Reels
Publique um trecho curto do conteúdo do dia 27, aproveitando para ressaltar um ponto relevante na sua área.
🔸 Dia 33: Compartilhe uma ferramenta ou dica prática que faz diferença no seu dia a dia - YouTube
Grave um vídeo longo elencando 10 ferramentas de estudo para a sua área e traga dicas práticas e eficazes relacionadas ao desenvolvimento das habilidades.
🔸 Dia 34: Publique uma frase que é muito importante ou motivadora para você - Reels
Grave um vídeo curto compartilhando outra citação inspiradora, reforçando o porquê essa frase impacta na sua filosofia e nos valores e crenças fundamentais da empresa.
🔸 Dia 35: Compartilhe um material relevante - Reels
Grave um vídeo curto contando sobre um livro, ferramenta ou recurso relevante para desenvolver habilidades na sua área
🔸 Dia 36: Compartilhe uma história de sucesso relevante na sua área - Post
Faça um post no feed apresentando outra história de sucesso, destacando a transformação e inspiração
🔸 Dia 37: Conte uma curiosidade de quando começou o seu negócio - Reels
Grave um vídeo curto contando uma situação ou curiosidade na criação do negócio, incluindo mais detalhes e aspectos inspiradores ou desconhecidos sobre a sua área.
🔸 Dia 38: Compartilhe depoimentos de alunos - Post
Reúna alguns depoimentos em mensagem e publique um carrossel com os prints destes depoimentos. Não esqueça de reforçar na legenda como foi o processo de evolução desses alunos e os resultados obtidos.
🔸 Dia 39: Mostre alguma curiosidade nos bastidores do seu trabalho - Reels
Grave um vídeo curto entrando mais afundo em alguma das 10 ferramentas do conteúdo do dia 33 e traga a sua perspectiva de como essa ferramenta é aplicada nos bastidores.
🔸 Dia 40: Compartilhe lições aprendidas que fazem diferença até hoje - Post
No feed, faça um carrossel com várias lições aprendidas ao longo da trajetória da sua carreira e como as habilidades do conteúdo do dia 33 te ajudaram a melhorar seus resultados.
🔸 Dia 41: Faça um live com um tema de alta relevância - YouTube
Escolha um tema de alta relevância e específico e faça uma transmissão ao vivo com um profissional parceiro ou sozinho falando sobre os pontos mais importantes daquele tema, como se desenvolver e colher resultados. Finalize ofertando o seu curso que resolve as principais dificuldade com este tema da live
🔸 Dia 42: Compartilhe os principais benefícios do seu curso - Post
Publique um carrossel ou vídeo curto falando sobre um de seus cursos e os principais benefícios que ele traz para o desenvolvimento dos alunos
🔸 Dia 43: Compartilhe depoimentos de alunos - Reels
Crie um reels com um depoimento de um aluno e ressalte os resultados alcançados no curso.
🔸 Dia 44: Compartilhe uma dica de produtividade ou que melhora o resultado final do seu trabalho/estudos - Reels
Publique um vídeo curto dando uma dica valiosa para maximizar a produtividade durante os estudos.
🔸 Dia 45: Responda dúvidas a respeito do seu curso - Post
Faça um carrossel ou vídeo curto respondendo as principais dúvidas a respeito do curso ofertado na live do dia 41 de conteúdo.
Nos stories, você pode se inspirar a partir das próprias ideias de publicação deste planejamento, e somar a outros conteúdos como compartilhar sua rotina, dicas, insights interessantes do seu dia de trabalho, informações sobre seus cursos, curiosidades sobre a sua área, responder caixinha de perguntas, abrir enquetes, compartilhar leituras, e o que mais você considerar relevante para agregar aos seus seguidores!
Todas essas ideias do planejamento podem ser adaptadas a mais de um formato de publicação (vídeos longos, curtos, fotos, e outros), gerando mais de um conteúdo a partir de uma única ideia. E não se esqueça de interagir nos comentários e nas mensagens diretas para manter um bom relacionamento com a comunidade!
Espero que tenha ajudado a te organizar com seus próximos conteúdos nas redes sociais! A Equipe EngagED está a sua disposição!🚀