O título deste artigo já diz tudo. O sucesso não está necessariamente atrelado à altos investimentos. Você consegue atingir bons resultados em cursos presenciais de qualidade e bem sucedidos com uma equipe enxuta e baixo custo. Nós acreditamos nisso na EngagED e trabalhamos diariamente para levar essa realidade para os nossos clientes.
O sucesso não está necessariamente atrelado à altos investimentos. Você consegue atingir bons resultados com uma equipe enxuta e baixo custo.
Meu objetivo no texto de hoje é justamente te mostrar como determinadas ações dentro da sua escola podem facilitar esse processo. Confira!
Uma maneira de reduzir custos e ainda aumentar a produtividade e entrega na sua escola é por meio de automatizações. Existe uma série de tarefas que podem ser programadas para que aconteçam com determinada recorrência, como por exemplo fluxos de reembolso, envio de notas fiscais e saque dos valores pagos.
Em vez de contar com um time que se dedica exclusivamente a esse tipo de atividade, ferramentas específicas podem cumprir esse papel. Com essa economia de tempo, as pessoas podem se dedicar a tarefas que realmente importam na instituição, como: melhorar os conteúdos, estruturar novos cursos, pensar em melhorias para a experiência do aluno, etc.
Uma outra maneira de reduzir custos (e também aumentar a lucratividade) é colocando um curso para funcionar com agilidade e rapidez. Quanto mais tempo você demora para elaborar uma aula, mais dinheiro está gastando. Portanto, faça tudo com agilidade.
Para conseguir publicar um curso com rapidez é necessário adotar processos. Antes de qualquer coisa, é importante ter um planejamento, implementando um calendário com a programação das aulas que serão lançadas no decorrer do ano. Dessa maneira, fica mais fácil se organizar e saber o que deve ser feito. Depois disso, entra a elaboração de um checklist que deve ser cumprido a cada nova turma que vai ao ar. Dessa maneira você pode saber com clareza quais são as etapas para o lançamento do curso e não perder tempo criando coisas novas.
Se você dá cursos em coworkings, você já deve ter acesso a checklists para conduzir o seu curso no espaço. Isso é bem importante para atender bem ao seu público e para evitar surpresas de última hora.
Por fim, uma outra forma de reduzir os custos na hora de divulgar um curso é criar um processo inteligente de conversão de alunos. Muitas instituições lançam uma oficina/workshop e começam a divulgar na internet e em seus canais de comunicação. Elas vão colocando dinheiro em anúncios e até recebem mensagens de interessados nas aulas. Porém, encerram o período de matrículas com vários potenciais alunos que se entusiasmaram com o conteúdo, mas que esqueceram de pagar pela inscrição, postergaram a decisão de fazer parte da turma, etc.
Para que um interessado converta, e retornando no investimento de mídias, é fundamental realizar follow ups. Porém, para entrar em contato com o aluno é importante saber em que fase do pipeline de vendas ele está. Já imaginou o imenso trabalho (e dinheiro gasto) para contactar todo mundo que se interessa minimamente pelo curso?
A EngagED entra nesse momento te ajudando a visualizar com clareza em que fase do funil de conversão o seu aluno está. Dessa maneira, fica mais fácil para entrar em contato apenas com os que já avançaram e precisam apenas de um empurrãozinho (vulgo, a sua mensagem ou ligação) para concluir o processo.
A EngagED foi projetada para que a experiência seja incrível tanto para quem está organizando quanto para quem está estudando. Sabemos que hoje o processo de aprendizagem é para a vida toda e fidelizar os alunos é o seu papel.
Conclusão: é possível criar cursos com baixos custos e com uma equipe pequena. Para isso, só é fundamental que a escola conte com ferramentas que automatizam trabalhos repetitivos, facilitando assim a rotina criativa da instituição.