Principais erros cometidos ao criar o seu blog

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Building the right tech stack is key

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How to choose the right tech stack for your company?

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What to consider when choosing the right tech stack?

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What are the most relevant factors to consider?

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What tech stack do we use at Techly X?

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Muitas pessoas acreditam que o blog é uma ferramenta que está caindo em desuso. De fato, não é mais um artifício tão popular quanto já foi, mas está longe de ser uma forma ruim de publicar conteúdo. Pelo contrário, trata-se de um excelente artifício para que você consiga atrair leads qualificados.

Entretanto, é preciso que você tome alguns cuidados na hora de produzir o seu conteúdo, para que o tiro não acabe saindo pela culatra. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns dos principais erros cometidos por aqueles que estão iniciando a sua jornada de produção de conteúdo em forma de blog. Vamos lá?!

Não investir nessa ferramenta

Hoje em dia, as pessoas tendem a pensar que o blog é um artifício já em desuso, algo que remonta aos saudosos anos 2010. Bom, em primeiro lugar, você deve ter em mente que o blog não morreu. Ele teve, sim, que competir com outras fontes de informação, tendo como seu maior “inimigo”, hoje, as redes sociais, já que há quem se informe apenas por elas.

Entretanto, é necessário lembrar que as pesquisas brutas, por assim dizer, ainda são realizadas no próprio Google. Por isso, é necessário que você marque presença, também, nesta ferramenta. Muito provavelmente os seus concorrentes já estão fazendo isso, então, é importante que você também invista nessa semente do tráfego orgânico, que ainda gera uma avalanche de cliques.

Buscar resultados milagrosos

Apesar de ainda ter o seu espaço, é natural que um blog demore um pouco mais para apresentar resultados quando comparado a uma rede social como o Facebook ou o Twitter, por exemplo, já que ela depende de um ranqueamento feito pelo próprio Google.

Por isso, quando você estiver criando a sua plataforma, tenha consciência de que os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer. Ainda assim, é indispensável que você deixe a sua marca nesse mar de informações trazido pela plataforma de buscas. Como o próprio nome diz, trata-se de uma “semente”. Por isso, seja paciente.

Ser inconstante na produção de conteúdo

Outro erro comum é não atualizar constantemente a sua plataforma com conteúdo novo. De nada adianta, por exemplo, você encher o seu blog de informações durante uma semana, e aí passar um mês sem nem entrar na ferramenta. Ou, então, passar um mês postando conteúdo religiosamente e, sem aviso prévio, passar seis meses sem publicar mais nada.

Esse tipo de comportamento faz com que os algoritmos do Google não consigam ler adequadamente os seus algoritmos, o que fará com que ele não te coloque como um produtor de conteúdo relevante dentro do site de buscas. Isso vai resultar em menos cliques para você, já que o seu material não será priorizado dentro da plataforma, e será jogado para as últimas páginas de busca.

Por isso, tenha um ritmo de postagens constante, atualizando sempre o seu blog com informações novas. Isso fará com que você seja lembrado pelo algoritmo sempre que alguém estiver buscando um conteúdo que tenha relação com aquilo que você escreve. 

Se você puder escrever todos os dias, será o melhor dos cenários. Se isso for complicado para você, tenha certeza de publicar pelo menos duas vezes na semana, para que o seu conteúdo seja classificado como “ativo”.

Não ter uma linha de escrita identificável

É necessário que você escolha um nicho de atuação dentro do seu blog, e tentar não fugir muito daquele conteúdo. Se você começar a escrever muito sobre um tema que não tem a ver com a sua área de atuação, o algoritmo irá atrair para a sua página uma audiência que não agrega em nada para os resultados que você busca, ou seja, um lead não qualificado.

Por este motivo, tenha sempre uma linha editorial clara, até para que você consiga manter a qualidade e coerência daquele conteúdo que você publica, o que irá atrair cada vez mais a audiência que você está buscando.

Plagiar conteúdo

Este é um erro muito comum. Duplicar ou copiar conteúdo de outras pessoas, ou até de você mesmo, ou seja, escrever em redundância, pode prejudicar o seu alcance dentro da plataforma.

Nada impede, por exemplo, que você escreva sobre o mesmo tema mais de uma vez, pegando um post de rede social feito por você (Instagram, Facebook, Youtube) e repostando ele no seu blog, por exemplo.

Entretanto, tenha em mente que são plataformas diferentes e, por este motivo, exigem que você adapte o conteúdo de acordo com o local em que você está publicando. Modifique a forma dessas publicações para o formato de blog, e você não terá nenhum problema na reutilização dessas informações.

Procurar “milagres” para o seu SEO

Quando se trata de algoritmo e SEO, não existem atalhos. Aquilo que gera resultados, é o caminho que você já conhece: produzir um bom conteúdo, que seja autêntico, e tenha constância na sua publicação.

Por isso, nada de ficar procurando “brechas” ou “atalhos” para ludibriar o algoritmo de buscas. Ferramentas e plugins milagrosos só atrapalham a divulgação do seu material, atrasando a chegada dos seus resultados.

Produzir um conteúdo raso

Se você quiser que o seu site ganhe autoridade dentro das ferramentas de buscas do Google, produza um conteúdo que tenha alguma profundidade em relação aos temas que você está abordando.

Textos demasiadamente curtos, com dois ou três parágrafos, por exemplo, são um tiro no pé, assim como a reciclagem de postagens de outras plataformas, como já comentado. Pegar algo que você já colocou em outro site ou app, por exemplo, e apenas exportar isso para o seu blog, sem a devida adaptação, faz com que você mine a sua autoridade em relação àquele assunto ao longo do tempo.

Por isso, tenha a certeza de sempre realizar uma boa pesquisa antes de escrever qualquer blogpost, para que as suas postagens consigam ganhar relevância dentro do Google, aparecendo, dessa forma, cada vez mais nas buscas dos usuários.

Não dar atenção à normas de SEO

Antes de criar o seu blog ou fazer o seu post, é muito importante que você conheça as normas que regem o algoritmo do Google. Afinal, você só está fazendo isso para que o seu conteúdo apareça para quem está pesquisando aquele assunto, certo?

Por isso, faça uma boa pesquisa para entender o funcionamento da página do Google. Apesar de a gigante das buscas não revelar de forma explícita quais são os pontos que fazem com que o seu conteúdo seja priorizado, existem as chamadas “boas práticas” para SEO, que nada mais são do que formatos de escrita, forma de se colocar o conteúdo, menções a outros sites, etc. Isso vai te ajudar muito a ranquear na plataforma, mudando até a forma com que você expõe o seu conteúdo dentro do seu blog.

Deixar de otimizar o seu conteúdo mais antigo

Todo o conteúdo dentro da plataforma do Google está sempre em evolução. Cada vez mais as buscas dos usuários são mais específicas, o que faz com que o buscador tente sempre atender àquele chamado da melhor forma possível.

Isso faz com que, por vezes, aquele conteúdo que você postou no seu blog há alguns anos atrás, comece a ficar defasado. Dessa forma, ele passará a ser preterido nas páginas de resultados dos usuários, ranqueando cada vez menos, até deixar de aparecer.

Para garantir que isso não aconteça, sempre revisite as suas postagens mais antigas, e tenha a certeza de que aquelas informações estão sempre atualizadas em relação àquilo que a sua concorrência está fazendo. Melhore constantemente a qualidade do seu material, para que ele sempre se mantenha no topo das buscas dos usuários.

Deixar de prestar atenção nas métricas

Se você abandonar o jardim da sua casa, o mato irá crescer e tomar o lugar das demais flores e plantas, certo? Da mesma forma, é preciso que você esteja sempre atento aos resultados que os seus posts estão trazendo dentro do seu analytics.

Consulte sempre se o seu blog está dando o resultado, gerando leads, carregando as páginas em uma velocidade satisfatória, mostrando as imagens da forma que deveria, se os links ainda estão funcionando, etc.

O ideal é que você tenha uma forma de catalogar estas informações, para que você sempre tenha tudo sob controle. Assim, você terá certeza de que os resultados que você busca irão aparecer, eventualmente.

Por fim, tenha sempre em mente que plataformas diferentes exigem estratégias diferentes. Dessa forma, não é porque um tipo de publicação deu certo em uma rede social ou no Youtube, por exemplo, que ela irá funcionar no seu blog. Cada espaço tem uma forma diferente de abordar este conteúdo, já que as pessoas buscam plataformas diferentes para necessidades específicas.

Agora que você já conhece os principais erros na hora de escrever o seu blog post, é só colocar a mão na massa e produzir muito conteúdo. Mãos à obra!