O primeiro passo para começar a vender o seu produto é a precificação. É por meio dela que você irá fixar os valores pelos quais irá comercializar os seus cursos, ebooks, treinamentos, etc. Mas, para defini-los, você precisará, primeiramente, prestar atenção a alguns fatores, como o valor que você colocou nestes materiais, a competição existente no mercado, além de levar em conta os seus objetivos e metas a curto e longo prazo. Pode parecer complicado, mas preparamos um pequeno guia para te auxiliar neste processo. Vamos lá?
Geralmente, quando se trata de precificação, um dos erros mais comuns é cobrar o valor máximo ou o mínimo possível para determinado produto. O ideal é sempre focar em uma quantia que traga um equilíbrio, no sentido de manter o seu negócio de forma saudável, sem desvalorizar aquilo que você está vendendo.
Para conseguir chegar neste valor, você deve prestar atenção em alguns fatores. O primeiro deles é o formato do seu produto. Seja qual for o material que você estiver vendendo, o seu cliente sempre vai compará-lo com outros produtos similares, como outros livros e cursos, e isso é inevitável. Por isso, cabe a você direcionar a forma como esse cliente compara o que você está vendendo com as alternativas similares no mercado, para que ele consiga enxergar vantagem em adquirir o seu produto.
Aquilo que você está trazendo de proposta também é importante para que o cliente consiga enxergar valor naquilo que você está vendendo. Se a sua proposta é um curso que busca apenas ensinar um hobbie, aquilo vai ter um valor específico. Se, por outro lado, o que você estiver transmitindo tiver a capacidade de transformar a vida daquele cliente, ensinando para ele uma nova profissão ou ofício, ele terá um valor completamente diferente.
Inevitavelmente, também, a sua capacidade de passar esses conhecimentos também será avaliada, assim como a sua reputação dentro do meio que você está inserido. Quanto maior for a sua relevância, maior será o valor que você poderá cobrar pelos seus produtos, e maior será o valor que o seu cliente estará disposto a desembolsar.
A autoridade, entretanto, não se constrói da noite para o dia. Leva tempo para que o público passe a reconhecer o seu nome como referência naquela área que você está introduzido. Por isso, os valores que você poderá agregar aos seus produtos será menor, de início.
Mas, é possível, ainda, ganhar a confiança destes clientes, oferecendo um conteúdo de qualidade. Dessa forma, as pessoas passarão a olhar por cima da barreira da “autoridade”, e irão enxergar o valor daquilo que você está oferecendo. Por isso, não economize em qualidade, principalmente se você ainda não teve tempo de construir o seu nome na praça.
Uma dica importante, nestes casos, é produzir bastante conteúdo gratuito de qualidade, para apresentar aos seus futuros clientes a maneira como você trata determinado assunto. Dessa forma, conforme as pessoas forem esbarrando com os seus vídeos em redes sociais, como Facebook e Instagram, você irá construindo o seu nome de maneira orgânica, até conquistar, aos poucos, a relevância que você almeja dentro da sua área de atuação.
De qualquer forma, em se tratando de produtos perpétuos, o recomendado é que você comece a comercializar os seus cursos com valores menores, de qualquer forma. Como ele vai estar sempre disponível, será difícil convencer as pessoas a investirem um valor maior, ainda mais se você ainda não tiver uma certa relevância dentro do mercado.
Ao iniciar as vendas do seu produto, tenha sempre em mente que realizar menos vendas, mas com valores mais expressivos, é sempre melhor para o seu crescimento como produtor de conteúdo na sua área. Isso porque, no início, sua taxa de conversão será menor, fazendo com que um valor maior recebido por cada venda seja de suma importância para a manutenção e escalada do seu negócio.
Por meio dessas ideias, você já tem um norte para definir a precificação do seu produto! Agora, arregace as mangas e produza muito conteúdo de qualidade, pois é isso que fará você ficar conhecido por todos na sua área de atuação, aumentando o seu faturamento. Mãos à obra!