Em um produto perpétuo, normalmente, a sua taxa de vendas irá se manter relativamente estável, com o crescimento dependendo da sua habilidade em vender o seu produto. Entretanto, no meio destes períodos de crescimento, há o que chamamos de “picos de vendas”. Não se trata de um lançamento, já que o modelo de produto que estamos tratando é o perpétuo, fazendo com que o seu carrinho esteja sempre aberto.
Trata-se de um período especial, no qual o seu produto terá uma explosão momentânea de vendas. Mas, como atingir esse estágio, e quais são as estratégias para lidar com ele? É o que você verá neste post. Vamos lá?!
Não é porque você possui um produto no modelo perpétuo de vendas, que você não pode utilizá-lo, também, para realizar um lançamento. Muitas pessoas acreditam que é necessário possuir dois produtos distintos para ambas as estratégias. Entretanto, isso não é uma regra que deve ser seguida a ferro e fogo.
Uma das grandes sacadas para produzir um pico de vendas utilizando um produto perpétuo, é a realização de promoções e descontos. Em ocasiões especiais, como a Black Friday, por exemplo, muitas pessoas já esperam que produtos como cursos online apresentem condições especiais de vendas.
Desta forma, você irá produzir um pico de vendas por meio de um produto perpétuo, já que estes potenciais clientes vão encontrar a oportunidade perfeita para adquirir o seu material.
Esta é uma estratégia muito boa para dar um “empurrão” nas suas vendas. Entretanto, tenha em mente que ela não pode ser utilizada de forma muito frequente, pois o desconto que aparece todo mês, deixa de ser desconto, e passa a ser preço fixo. Seus clientes estão atentos à flutuação de preços do seu produto. Por isso, tenha o cuidado de somente realizar ações como essas em ocasiões especiais. Quanto mais vezes por ano você utilizar essa estratégia, menos ela vai funcionar.
Por outro lado, quanto mais tempo de mercado tiver o seu produto perpétuo, mais ele será conhecido pela sua base de clientes, que saberão qual é a sua média de preços. Assim, mais pessoas irão detectar a real queda no valor do seu material, e ficarão interessadas em adquiri-lo.
Além dos descontos, você pode utilizar outras estratégias, como oferecer um “bundle” de cursos junto com a compra, uma mentoria, ou aulas ao vivo exclusivas. Se você não aprecia a ideia de oferecer descontos nos seus produtos, esta pode ser uma boa opção.
Se você adotar esta estratégia, tenha o cuidado de oferecer algo que realmente tenha um valor agregado reconhecido pelos seus clientes. Oferecer materiais que tenham pouca relevância comercialmente, como um e-book, por exemplo, pode ser um tiro no pé, pois irá despertar antipatia em seus clientes, criando uma sensação de que estão sendo feitos de bobos.
Realizar eventos especiais que têm como objetivo oferecer estes produtos aos seus clientes juntamente com o seu curso é a forma mais inteligente de fazer isso, pois dará a sensação de que é algo passageiro, temporário, gerando um senso de urgência de compra em seus clientes.
Se você já tem um produto perpétuo em mãos, e deseja produzir um pico de vendas, a criação de um outro produto paralelo pode ser uma boa saída.
Para realizar vendas constantes do seu produto inicial, é muito provável que você já tenha uma base de clientes consolidada, assim como uma lista de e-mails para os quais você envia avisos e ofertas. Esta base já sabe da existência do seu produto perpétuo, e cada um destes clientes pode ou não ser um consumidor dele.
Por isso, se houver um lançamento, será muito mais fácil realizar a divulgação deste novo material, já que a sua base de clientes já está pronta para receber, de bom grado, anúncios vindos de você, pois já possuem confiança no seu nome e reputação. Assim, oferecer um produto novo para a sua base de clientes do produto perpétuo pode ser uma excelente estratégia para obter um pico de vendas.
Tome muito cuidado, entretanto, com o conteúdo deste produto de lançamento. Um dos principais erros que você pode cometer nesta etapa, é criar uma versão “resumida”, ou "simplificada" do seu produto principal. Este tipo de conteúdo não atrai a sua base de clientes, pois ninguém está interessado em uma versão “capada” de um certo conteúdo.
Por isso, fuja deste modelo. Priorize produtos que se complementem, e não que se sobrepõem. Isto despertará um desejo em seu cliente de adquirir ambos os conteúdos, já que a maioria das pessoas, quando busca se especializar em qualquer área, o faz desejando a maior quantidade de conteúdo possível, já que ninguém quer ser iniciante.
Como você percebeu, o lançamento não atrapalha, necessariamente, o desempenho do seu produto perpétuo. Se você utilizar a estratégia certa, ambos os conteúdos irão se complementar, e alimentar o desempenho um do outro. Cabe a você aplicar estes conhecimentos da melhor maneira possível, e faturar em ambas as frentes. Mãos à obra!