Para que você consiga atingir o tão desejado “pico de vendas” por meio do seu evento, é necessário que, antes que ele ocorra, você tome alguns cuidados em relação a sua divulgação e direcionamento de mensagens.
Neste blog post, vamos passar algumas dicas para que este momento pré evento seja aproveitado da melhor maneira possível, resultando em um aumento de vendas para o seu produto. Vamos lá?
Picos de vendas em eventos consiste em uma espécie de “mini lançamento”, no qual é necessária uma estratégia para que você consiga vender mais.
Em primeiro lugar, você irá convidar pessoas para o seu evento. Eles serão o seu público frio. Neste caso, você não necessariamente precisa revelar do que se trata o evento. Apenas faça convites que anunciem uma boa oportunidade, que será revelada no final.
Depois, você irá investir, também, naquele público que já conhece a sua oferta. Mesmo nesse caso, você irá convidá-los a assistirem o seu evento. Aqui será dedicada uma parte menor do seu orçamento, já que este será o seu público quente, ou seja, aquele que já te conhece. No entanto, fique atento para destinar sempre a maior parte dos seus recursos para conquistar novos clientes, o chamado público frio.
Você pode até pensar em questionar essa lógica, já que a maior parte das suas vendas, com certeza, não virá deste público frio. Entretanto, o que você está fazendo, neste caso, é aumentando a quantidade de pessoas que te conhecem, ou seja, a sua influência. Mesmo que essas pessoas não comprem de imediato, é muito provável que o façam no futuro, e isso é muito importante.
Na divulgação do seu evento, é importante que você seja o mais generalista possível. Faça com que o seu trabalho tenha um título que englobe muitas pessoas, para que haja mais chances de um novo público se tornar seu cliente. Foque em expressões que remetam à coletividade, já que o evento será para um grande número de pessoas.
Por exemplo: se você possui um curso de alimentação saudável, o título “todos por uma melhor qualidade de vida” engloba um público mais abrangente do que se você fosse focar em termos técnicos ou mais específicos.Enfim, busque focar na coletividade.
Não esqueça de investir, também, no marketing do seu evento. Foque em campanhas visuais em redes sociais, já que costumam ter um efeito muito positivo. Fotos criativas/chamativas e vídeos curtos costumam funcionar bem nestes casos. Não esqueça de detalhar muito bem o conteúdo do seu evento, convidando as pessoas para assisti-lo. A quantidade de anúncios irá depender do seu orçamento, além do quanto você quer investir no seu evento.
Nesta etapa, é ideal que você também tenha dois tipos de anúncios diferentes, buscando englobar tanto o público frio quanto o quente, que já acompanha o seu trabalho.
Depois de realizados os anúncios, você precisa aquecer o seu público, ou seja, despertar nele o interesse de estar presente no seu evento, lembrando-os de datas, por exemplo. Neste cenário, o e-mail é o melhor instrumento que você pode utilizar. Não esqueça de disparar as mensagens com uma certa antecedência, para que você já plante a informação na memória do seu público. Se os e-mails forem disparados somente na véspera do evento, por exemplo, ele pegará as pessoas de surpresa, e a sua adesão provavelmente será menor. Por este motivo, tenha a certeza de começar o seu processo de disparo de e-mails com bastante antecedência.
Nessa comunicação prévia, você já pode informar os seus clientes sobre o que eles encontrarão no seu evento. Prepare PDF’s, vídeos explicativos, ebooks, entrevistas enaltecendo o seu trabalho, e lembretes pontuais para não deixar esta audiência esquecer da data em que tudo acontecerá.
Tenha a certeza de disparar, ao menos, três e-mails por dia para toda a sua base, para que não haja chances de que eles percam essa data. Tenha cuidado, entretanto, para o conteúdo não ficar muito massivo. Varie o conteúdo de cada mensagem, usando a criatividade e os recursos audiovisuais que você tiver.
Quando finalmente chegar o dia do seu evento, antes de ele começar, envie também e-mails para garantir que os seus contatos não percam nada. No início do dia, logo pela manhã, as mensagens devem enfatizar o fato de que chegou o grande dia. Assim que o evento começar, outra mensagem deve ser enviada, chamando todos para as aulas. Por fim, quando o dia terminar, os links dessas aulas podem ser enviados, também, para que aqueles que não conseguiram assistir ao vivo também possam desfrutar desse conteúdo.
Na sua primeira aula, o conteúdo deve ser mais inspiracional. Você irá explicar o motivo da existência do seu evento, e quais os benefícios que ele pode trazer para a vida dos seus clientes. Tenha a certeza de não deixar o material muito denso ou técnico neste primeiro momento.
Em um segundo momento, você já pode começar a, efetivamente, ensinar as pessoas. Se você achar conveniente, pode, também, trazer conteúdos de valor retirados diretamente do seu curso, o que irá agregar ainda mais ao seu evento.
A terceira aula será o momento de tirar todas as dúvidas que surgiram em decorrência das apresentações anteriores. Isso fará com que você sedimente este conteúdo para a sua audiência, além de gerar para com eles um sentimento de paciência e atenção.
Note que todo esse processo acabou por gerar uma consciência destes clientes em face do seu conteúdo. Isso é ótimo, porque faz com que você consiga converter ainda mais, o que gera o chamado “pico de vendas”.
Com estes passos, você conseguiu alertar toda a sua base de clientes, sendo eles público quente ou frio, de que você iria realizar um evento. Enviou os e-mails com o conteúdo de forma correta, sem descuidar dos horários. O conteúdo também é muito importante, e deve ser dividido de forma correta dentre as aulas.
Dessa forma, você já está no caminho para obter o seu pico de vendas através do seu evento! Fique ligado para mais detalhes sobre picos de vendas através de eventos nos próximos blogposts. Até lá!