Linha semântica em blogpost

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Building the right tech stack is key

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How to choose the right tech stack for your company?

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What to consider when choosing the right tech stack?

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What are the most relevant factors to consider?

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What tech stack do we use at Techly X?

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É muito importante que você tenha uma linha semântica bem definida ao criar os seus posts para blog, assim como as suas palavras chave.

A linha semântica nada mais é do que o significado, o sentido daquilo que você escreve. Ele estará centrado, quase sempre, em uma palavra-chave, que será o foco de todo post que você escrever. Vamos entender um pouco mais sobre o que significa cada um destes termos.

Palavras chave

Mas qual é o significado de escolher uma palavra chave? Para entendermos isso, é necessário você saber, primeiro, como o algoritmo do Google funciona. Ele é baseado nas palavras ou termos que mais são pesquisados pelos usuários. Dessa forma, uma frase que é muito pesquisada, será classificada como uma frase de alto valor de SEO, ou seja, fará com que os conteúdos que a contenham apareçam bastante no site de buscas.

Por isso, o ideal é que você escolha somente uma palavra chave por texto. Além disso, tenha a certeza de que, no corpo do seu post, a palavra que você escolheu para ser o centro do assunto da sua produção, apareça várias vezes ao longo do seu trabalho. Isso fará com que o Google entenda que você quer ranquear aquele conteúdo em cima daquele determinado tema, e vai fazer com que ele apareça para os usuários que estiverem atrás daquele assunto.

É preciso ter em mente que o Google irá sugerir apenas um texto seu para cada palavra chave. Por isso, é necessário que você escolha bem qual texto irá “representar” cada uma delas. Otimize esse texto o máximo que puder, para ter certeza de que o buscador irá sugeri-lo para a busca que você deseja.

Por este motivo, é sempre bom você ficar atento em quais palavras o Google está associando ao seu texto. Isso é importante porque nem sempre a palavra chave que você escolheu para o seu texto é a que o Google irá adotar para mostrar o seu post nos resultados de busca.

Se a palavra chave que o Google sugerir for diferente da que você escolheu, é uma boa ideia criar um novo texto que se adeque melhor a essa sugestão, e dessa forma, ranquear melhor dentro da plataforma de buscas.

É necessário ter em mente que nem sempre o mesmo tema vai ser pesquisado com as mesmas palavras. Por isso, é bom ficar atento para as palavras chave que mais aparecem em cada tema, para que você possa cobrir essa “lacuna” com novos blogposts. Para essa tarefa, as próprias ferramentas de análise do Google já são suficientes para que se faça um bom trabalho em cima dos resultados.

Você pode, também, finalizar o seu texto com uma isca digital, a fim de capturar o e-mail dos seus leitores, fazendo ele se tornar um lead, para o qual você enviará novidades e promoções. Mas fique atento: tenha a certeza de que a recompensa que você irá oferecer em troca deste e-mail seja vantajosa para o seu leitor, além de estar relacionada com o assunto do blogpost.

Faça o leitor interagir com o texto

É necessário ter em mente que nem sempre o leitor do seu blogpost irá interagir com o seu texto, por mais que a sua isca digital faça sentido. 

Em um post de oportunidade, por exemplo, o leitor ainda não saberá que tem uma urgência, ou um problema. Por isso, não é o momento de encher a sua página de pop-ups, poluindo a experiência visual. Nesta fase, o seu trabalho será o de educar esse potencial cliente sobre as necessidades dele. Será um texto mais generalista, no qual este leitor tomará conhecimento de que você pode resolver as dores que ele, muitas vezes, nem sabia que tinha.

Você estará, dentro do seu texto, respondendo a pergunta da palavra chave que essa pessoa buscou no Google. É bacana que você aborde, da forma mais suave possível, as urgências ocultas deste usuário. Busque, dentro do seu site, os posts que você já escreveu que possam estar relacionados, de alguma maneira, com esse texto que você está escrevendo, e faça links dentro dele, para que esse leitor, ao clicar, navegue dentro do seu site, acessando outros textos, sobre assuntos que ele pode se interessar.

Essa também é uma forma de realizar a filtragem do seu público, já que, clicando nestes links dentro do seu texto, este usuário mostrará que já possui um pouco mais de consciência sobre o assunto, e você já poderá categorizá-lo de uma maneira diferente na hora de enviar material promocional, por exemplo.

A interface da sua página também tem de estar otimizada para a leitura, principalmente os acessos que são realizados através de smartphones. O Google considera um fator fundamental de SEO a experiência do usuário ao interagir com o seu conteúdo. Por isso, não deixe de gastar um bom tempo otimizando a sua página para garantir que o leitor se sinta bem ao acessá-la.

Você pode direcionar este usuário, portanto, para diversos lugares diferentes, dependendo do assunto e do tipo do blogpost que ele estiver lendo. Você pode direcioná-lo para um outro post, para uma captura de isca digital, ou para uma página de vendas, por exemplo.

Preste atenção no grau de especificidade do seu texto

Se o seu post for de prontidão, ou seja, abordar diretamente o assunto do curso que você está vendendo, tenha certeza de que ele estará muito bem otimizado para ser encontrado através das pesquisas no Google, já que ele é bem específico, ou seja, vai direto ao ponto e trata do seu negócio ou curso de forma explícita. Dentro do texto, você deve convencer esta pessoa de que o seu produto é o mais adequado para ela.

Este é o momento de fazer isso, já que, se ela está lendo este texto, significa que já está ciente de que possui um problema ou necessidade, e já está em busca de uma solução. Por isso, não titubeie, e seja direto.

Aqui, seria legal complementar o conteúdo “vendendo um pouco do seu peixe”, ou seja, contando as suas experiências através de depoimentos de clientes seus que estão satisfeitos com o seu produto, responder às dúvidas mais frequentes dos usuários em relação aquele assunto que você está tratando, destacar o fato de que você é referência naquela área, benefícios do seu produto, etc.

No final de toda essa exposição, estará um link que levará diretamente para a página de vendas do seu curso ou produto. A sua capacidade de argumentação em relação à qualidade do seu produto e às suas credenciais são os fatores que irão convencer esse leitor a clicar no seu link e adquirir o seu produto.

Essas estratégias serão realizadas em um volume grande, já que você colocará em prática em vários blogposts ao mesmo tempo. Combinando isso com outras formas de divulgação, como vídeos no YouTube, eBooks e redes sociais, nos quais você também poderá direcionar usuários para o seu blog, você terá uma estratégia de SEO muito consistente e poderosa.

Agora você já conhece um pouco sobre a linha semântica dentro de diferentes blogposts. Em nosso próximo texto, abordaremos um pouco mais sobre as estratégias para melhor aproveitar as palavras chave. Esperamos você lá!