Iscas Digitais

Iscas Digitais

Building the right tech stack is key

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How to choose the right tech stack for your company?

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What to consider when choosing the right tech stack?

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What are the most relevant factors to consider?

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What tech stack do we use at Techly X?

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O que são “iscas digitais”? Qual é o seu propósito, e como utilizar esta ferramenta para aumentar a sua taxa de conversão? É isso que vamos te mostrar neste pequeno guia sobre o assunto. Bora?

O que é e como utilizar

Muitas pessoas acreditam que o produto perpétuo é destinado apenas para o público frio, o que não é verdade. Apesar de este público também ser alvo do perpétuo, ele não detém sua exclusividade.

Por isso, a atração de leads é importantíssima, e ela é feita obtendo o endereço de e-mails dos seus leads, por meio de “iscas”, ou seja, uma recompensa que é dada a este potencial cliente em troca do seu e-mail.

A melhor maneira de se fazer isso, é criando uma página na web que ofereça este benefício ou recompensa para os seus leads. Ela deve estar muito bem discriminada nos seus anúncios, para que possa ser facilmente encontrada pelas pessoas. 

Qualquer página na internet que contenha alguma referência ao seu trabalho, seja ele um site de vídeos, como o Youtube, ou as redes sociais tradicionais, englobando, inclusive, o Linkedin, devem conter uma maneira de acessar esta página que você vai criar.

Dentro desta página, você vai depositar algum produto que seja útil ao seu cliente, e que ao mesmo tempo mostre um pouco do seu trabalho, seja ele um produto ou serviço. Os exemplos mais comuns deste tipo de ação geralmente trabalham com e-books, planilhas, vídeos, etc.

Aqui, tudo vai depender do seu produto ou do tipo de serviço que você oferece, mas, a dica é usar a criatividade. Qualquer coisa que possa ser útil ao seu cliente dentro da esfera de conteúdos que você oferece é válida. Algumas pessoas utilizam até quizes online. Aulas, webnários, tudo é válido.

Mas tome cuidado: é muito importante que aquilo que você está oferecendo traga um benefício real para aquela pessoa, já que ela só irá cadastrar o e-mail dela em troca deste conteúdo se ela realmente tiver interesse naquilo. Por isso, planeje com muito cuidado esta página, pois ela pode ser uma faca de dois gumes. 

A primeira impressão é a que fica. Por isso, se a pessoa não enxergar utilidade neste produto, ela não só irá se desinscrever da sua lista de contatos, como também irá fazer questão de nunca mais consumir nada que esteja relacionado à sua marca. Por isso, atenção total na entrega de valor para esses futuros clientes é essencial.

É muito importante, também, que este conteúdo seja de autoria sua. Isso porque você está tentando vender o seu trabalho para esta pessoa que confiou o e-mail dela à você. Se no primeiro contato que ela tiver com o seu material, ela perceber que aquele conteúdo não é seu, você irá perder credibilidade como criador de conteúdo perante essas pessoas, e a chance de elas adquirirem os seus produtos principais fica cada vez menor. Por isso, além de terem qualidade, estes presentes aos clientes devem possuir conteúdos de sua autoria.

A sacada, agora, é você direcionar esse lead diretamente para a sua página de vendas assim que ele terminar de baixar o seu conteúdo gratuito. Pode parecer abusivo, ou até intrusivo demais, mas essa é a estrutura básica de como funciona uma isca digital. Ela deve oferecer um benefício para ambas as partes. No caso, o seu futuro cliente tem acesso a um conteúdo gratuito de qualidade, enquanto você tem a possibilidade de fechar uma venda.

Se este cliente já estiver interessado em fechar uma venda com você, é muito provável que esse seja o gatilho definitivo para que você consiga converter. Por isso esta etapa é tão importante, já que pode ser a diferença entre você realizar uma venda, ou não.

Como fidelizar este lead após conseguir o seu contato?

Depois que esse cliente baixou o seu conteúdo gratuito, vem a etapa da manutenção deste lead. Nesta fase, você irá direcionar e-mails periódicos à ele, lembrando-o da existência do seu produto e da sua marca. Isso irá aumentar a chance de que ele não esqueça que você existe, e deixará claro para ele que, quando ele se deparar com o problema do qual você trata no seu conteúdo, é no seu produto que ele encontrará a solução ideal. Afinal, é para isso que você capturou o contato deste cliente, não é mesmo?

Para cada campanha que você for realizar, existe um tipo de e-mail. Não há uma ordem específica de conteúdos para você escrever nesta comunicação com os seus leads, já que cada campanha é de um tipo, e não faria sentido definir o seu conteúdo antes de entender o perfil daqueles clientes que estão consumindo esse material. Por isso, seja original, e não caia na armadilha de taxar o seu conteúdo.

Além disso, tenha a certeza de mandar estes e-mail de conteúdo com certa constância. Isso porque, quanto mais você for visto por estes possíveis clientes, maior é a chance de que essa comunicação se converta em vendas. Se você for esquecido por eles, não há a menor possibilidade de que você realize qualquer venda. Mas fique atento para que essa comunicação não se transforme em “spam”. O conteúdo deve ser o mais personalizado e relevante possível, sem encher a caixa de entrada de seus clientes com um conteúdo medíocre e repetitivo (não tem coisa pior, não é mesmo?).

Fique atento para não bombardear este cliente com a sua página de vendas em todo o e-mail que você mandar, para que não haja o risco de essa pessoa se chatear com o seu conteúdo e se desinscrever da sua lista de contatos. Claro que, com certa periodicidade, você irá anexar no seu e-mail de comunicação a sua página de vendas. Entretanto, tenha a certeza de compartilhar com ele algum conteúdo relevante, para que ele enxergue algum valor em te manter na lista de contatos dele. 

Nesta hora em que você já disponibilizou o conteúdo de valor para ele, é muito válido que você ofereça, logo após este material, um link ou uma página de vendas. Neste caso, não será caracterizado “spam”, já que você primeiro mostrou para ele algo de valor e, de uma forma natural e não intrusiva, fez ele enxergar a sua página de vendas. Isso faz tudo parecer mais suave e natural, como um vendedor de loja que deixa o seu cliente à vontade, mas mostra que está sempre ali caso ele precise de algo.

Agora você já sabe o que são as “iscas digitais”, e aprendeu sobre o enorme potencial desta prática de fazer você converter mais. Tenha a certeza de sempre caprichar no seu conteúdo original, para que o cliente não se canse de receber os seus e-mails, e sempre enxergue o seu contato como uma fonte de conhecimento e valor para o negócio dele. Boas vendas!