Neste Blogpost, vamos destrinchar as principais estratégias para melhorar o SEO do seu blog. Mãos à obra!
Quais são os fatores que influenciam o SEO do seu blog? Em primeiro lugar, a linha semântica que você escolher para o seu projeto é muito importante, sendo um fator que tem a capacidade de determinar se você está seguindo pelo caminho correto, ou não.
Outro fator muito importante de SEO é o ranqueamento on page e off page. O primeiro, é aquele fator que você tem um controle maior, como o seu conteúdo. Neste caso, como é você quem escreve e determina o seu conteúdo, ele é controlado por você.
Os fatores offpage, por outro lado, se tratam daqueles que você não controla, como os backlinks em outros sites que redirecionem para a sua página. Como se trata de um fator externo, você não tem controle sobre os resultados que podem trazer para o seu ranqueamento. A quantidade de backlinks, além da sua diversidade são os fatores que influenciam positivamente no seu SEO.
Apesar de não haver controle desses fatores offpage, alguns usuários tentam burlar esse mecanismo, praticando o que chamamos de “black hat”. Um exemplo desta prática, é a visita de outros sites e blogs para inserção na página de comentários, por exemplo, de um link direcionando para o seu próprio site, na tentativa de fazer o Google pensar que aquele site faz uma referência ao seu conteúdo.
Outra estratégia errada por parte do criador de um blog é repetir diversas vezes a mesma palavra-chave. Alguns desses criadores de conteúdo, na tentativa de fazer o Google notar determinada palavra chave dentro do seu texto, inserem de forma exaustiva aquele termo dentro do corpo da postagem.
Acontece que, nestes casos, o Google é capaz de detectar que isso está sendo feito de forma artificial e propositada, ou seja, uma tentativa deliberada de ludibriar o algoritmo. Isso faz com que o buscador rebaixe sua posição no ranqueamento de buscas, o que é ruim para o seu SEO.
Ainda dentro desse contexto de estratégias que você não deve realizar, está o redirecionamento para uma página de vendas vindo de um link altamente ranqueado. Como o Google prioriza o conteúdo, ele irá detectar que o objetivo do seu post é apenas redirecionar para uma página de vendas, e também irá despencar o ranqueamento da sua página dentro das buscas do Google.
Mais um exemplo clássico da prática do “blackhat” são texto e links ocultos dentro da sua página. Essa estratégia consiste em pedir para páginas com um conteúdo diferente daquele que você produz, mas que possuem um alto ranqueamento dentro do Google, inserir o link para o seu blog de uma forma invisível, colocando uma fonte pequena com a mesma cor da página, por exemplo. Neste caso, os bots do Google conseguem identificar essa prática, detectando que o dono deste blog tentou colocar aquele link de forma mascarada, e também irá derrubar o alcance daquele endereço. Por isso, é uma estratégia que acaba não compensando.
Um fator muito importante, também, é o sitemap, ou seja um mapa do seu site. Geralmente, ele é feito através de um arquivo com extensão “xml”, tendo a sua criação facilitada pelo Wordpress. A sua estrutura é bem simples. Basicamente, você irá colocar todos os links do seu site dentro desse arquivo. Dessa forma, o Google saberá exatamente quais páginas ele deve ranquear.
O “robots.txt” também é outro arquivo super importante para o SEO do seu site. Ele também é alimentado por urls mas, diferentemente do arquivo xml que foi mencionado anteriormente, aqui você irá colocar somente aqueles arquivos que você não quer que o Google ranqueie. Isso é útil para situações em que você não quer que o seu usuário tenha acesso a determinados conteúdos de uma forma facilitada. Por vezes, é desejável que ele preencha um cadastro antes, por exemplo. Nestes casos, esta ferramenta pode ser muito útil.
Termo bastante relevante para o SEO é o “rich snippets”. Trata-se de uma linha com diversas informações sobre o site, diretamente na página do Google, sem que seja necessário clicar neste link. Ele mostra informações como avaliações de usuários, tempo de leitura da página, e algumas outras informações rápidas que você desejar. É essencial que você este artifício na sua página, já que ele melhora bastante o ranqueamento dentro das buscas, já que aumenta a taxa de cliques por parte dos usuários.
O título do seu arquivo também impacta consideravelmente na sua taxa de cliques. Se ele está bem formatado, de acordo com as normas de SEO, e possui as palavras chave do seu conteúdo, há grandes chances de que ele receba uma maior quantidade de visitas, já que chamará mais atenção do que os demais resultados da busca.
Fique atento, também, na quantidade de erros que a sua página apresenta. Sabe aquele famoso aviso “erro 404”, que indica um conteúdo não encontrado? Pois então: quanto maior for a incidência deles dentro da sua página, pior para o ranqueamento do seu conteúdo dentro das buscas do Google.
Tome cuidado na hora de modificar elementos da URL da sua página. Se você modificar a forma com que ela é encontrada dentro do Google, você também modificará o modelo do seu conteúdo dentro do ranqueamento do Google, fazendo com que qualquer usuário que tente acessá-la, acabe sendo direcionado para um aviso de erro. Por isso, seja cauteloso ao alterar informações da URL, e tenha certeza de realizar um redirecionamento caso a alteração seja substancial.
Caso a mudança nesta URL seja definitiva, o ideal é que seja utilizado o redirecionamento “301”. Para isso, é necessário que você instale alguns plugins de wordpress, que farão esse trabalho para você. Caso essa alteração seja apenas temporária, o ideal é que seja feita utilizando o redirecionamento “302”. Isso é interessante quando você deseja utilizar a URL anterior para algo pontual, e depois restaurar o seu conteúdo.
Outra dica importantíssima na hora de melhorar o seu SEO, é otimizar o seu conteúdo para dispositivos móveis. Geralmente, as preocupações quanto a otimização de página e carregamento de conteúdos são voltadas, quase que exclusivamente, para as páginas acessadas via computador. Entretanto, está cada vez maior a quantidade de acessos feita por smartphones e tablets, e isso não pode ser ignorado pela sua equipe.
Por isso, tenha a certeza de que o seu conteúdo será exibido de forma correta e otimizada nos celulares, já que o Google dá preferência no topo das páginas para aqueles conteúdos que são otimizados para dispositivos móveis. Todas as informações têm de estar perfeitamente visíveis, os botões devem estar devidamente espaçados, e os formulários devem ser de fácil preenchimento em smartphones, para que o Google priorize o ranqueamento do seu site.
A taxa de rejeição dos usuários também é um fator que é considerado para fins de SEO. Em geral, trata-se da taxa com a qual os usuários do seu site clicam nos botões e áreas de interação dentro da sua página. Quanto maior for a taxa de interação dos usuários, melhor será o ranqueamento desta página.
Ainda tratando de palavras-chave para SEO, existe o conceito de cauda curta e cauda longa. As palavras chave de cauda curta são aquelas que são mais concorridas dentro do Google, ou seja, as mais buscadas. Dessa forma, o processo de ranquear dentro do site de buscas utilizando esses termos, será mais difícil.
Já as palavras-chave de cauda longa, serão menos concorridas dentro do Google. Consequentemente, caso você queira construir autoridade utilizando esses termos, será mais fácil obter um bom ranqueamento. Caso você esteja no início da sua estratégia de ranqueamento, pode ser uma ideia interessante investir nesse tipo de palavra-chave. Isso fará com que, ao priorizar várias palavras-chave de cauda longa, você consiga um volume satisfatório de tráfego.
Agora você já conhece as principais dicas para melhorar o ranqueamento do seu site dentro das buscas do Google. Aplique este conhecimento agora mesmo no seu blog e difunda cada vez mais o seu conteúdo. Mãos a obra!