A Black Friday está chegando e, como você deve saber, esse é o período no qual os seus clientes estão de olho nas vantagens que você irá oferecer em relação ao seu produto. Descontos, promoções, brindes, ofertas exclusivas são exemplos de campanhas que você pode (e deve) disponibilizar para a sua base de consumidores nesta data tão esperada. Mas, você conhece as melhores estratégias para proporcionar vantagens que sejam realmente apelativas para o seu cliente? Ou, ainda, sabe quais práticas você NÃO deve realizar para não prejudicar o seu produto? É sobre isso que iremos tratar nesse blog post! Por isso, pegue a pipoca, se acomode no sofá, e aproveite esta leitura que irá transformar o modo com que você realiza as suas campanhas de Black Friday!
A seguir, listamos algumas ações que você deve realizar para turbinar a sua campanha:
O primeiro ponto que você precisa entender para fazer uma campanha de Black Friday é que a vantagem para o consumidor deve ser real e fácil de entender. Nada de fazer a famosa promoção da metade do dobro, ok?
Além da vantagem, você precisa entender suas metas, período, canais de divulgação, investimento e pessoal necessário para executar toda campanha.
Se você é marinheiro de primeira viagem quando se trata de Black Friday, não se assuste: é possível fazer campanhas excelentes com poucos recursos.
Para isso, vou te ajudar listando algumas questões que você precisa responder:
Vale lembrar que a definição de meta deve sempre seguir o Framework “S.M.A.R.T” ou seja:
clique aqui para saber mais sobre o Framework
As metas da sua campanha não necessariamente precisam ter o foco em faturamento. Dependendo da maturidade da sua empresa e da sua equipe de marketing, o objetivo pode variar, como, por exemplo, a exposição da marca no mercado e/ou captura e formação de base de interessados.
Vale notar que essas datas devem ficar explícitas para os seus alunos. Dessa forma, eles conseguirão se gerenciar ao realizar uma compra. Pela nossa experiência, adiantar as datas da promoção pode ser um bom negócio, já que essa estratégia visa pegar um mercado que ainda não utilizou o orçamento das compras.
Realizar períodos muito longos também pode não ser uma boa ideia, pois retira-se o gatilho de urgência da compra. - Semana de Black Friday? - Dia exato da Black Friday? - Final de semana? - Sexta, Sábado e Domingo? - Toda quinta feira do mês de Novembro? - …
Campanhas pagas, obviamente, têm resultados muito melhores se forem feitas da maneira correta. No entanto, se você não tem orçamento para realizar campanhas pagas, não desanime: grande parte das empresas de pequeno ou médio porte acabam utilizando pouco ou nenhum impulsionamento por campanhas pagas, principalmente porque os anúncios nessa época do ano são mais disputados e, por consequência, mais caros. - Quanto tenho disponível de investimento? - Em quais plataformas vou patrocinar meus anúncios? - Google Ads - Meta Ads - Tiktok Ads - …
O visual de Black Friday deve ser diferente das suas postagens fora do período da campanha, principalmente as cores e os descontos. Dessa forma, fica mais fácil para o consumidor identificar que as ofertas do site já são da campanha da Black.
As cores mais utilizadas são o Preto, o Vermelho e o Amarelo. Claro, você pode utilizar as cores que desejar, mas pense que o objetivo dessa mudança é deixar o cliente impactado e ciente da promoção em andamento.
Muitas empresas também utilizam cores no modelo Neon, Imagens de Fogo, Etiquetas rasgadas, sacolas e produtos amontoados, tudo para causar aquele impacto desejado.
Exemplo de imagem de Stories de Instagram com utilização de Neon:
Abaixo, deixo uma plataforma com inúmeros modelos grátis e editáveis, de formatos variados, para todas suas plataformas / canais de divulgação. Use e abuse desses recursos ;)
Modelos e Templates Black Friday!
Para você que utiliza as Landing Pages da EngagED, a alteração pode ser feita em poucos cliques, sem nenhum código ou conhecimento técnico 😍🤩. Veja como:
Na grade de oferta de cursos temos 2 imagens principais: o Banner (1) e a mídia da apresentação (2), como mostrado na imagem abaixo.
Para editar, basta acessar seu admin EngagED, configurações, Galeria de cursos e então clicar em editar. O Banner (1) deve ter o tamanho de 1500 x 420 px, e a Mídia da Apresentação (2), deve ser uma imagem de tamanho 615x350px. A Mídia de Apresentação também pode ser um vídeo do Youtube ou Vimeo ao invés de uma imagem.
Também temos os banners dos cursos (3), que são as imagens mais importantes de serem alteradas, pois, muitas das vezes, suas campanhas podem levar o cliente diretamente para essa página.
Para editar, basta acessar seu admin EngagED, Cursos, selecionar o curso desejado, editar, e então alterar a imagem, que deve estar no tamanho 1300 x 548.
Dentro das configurações do curso, você também pode adicionar um vídeo e alterar a cor do tema, para reforçar ainda mais que a campanha da Black Friday está no ar.
De nada adianta iniciar a execução de uma campanha de Black se você não tiver, ao menos, uma estrutura de posts, tarefas, responsabilidades e metas bem definidas. Sem isso, você correrá o risco de ter uma execução mal feita e uma campanha com poucos resultados.
Por isso, criamos uma planilha de planejamento e acompanhamento de tarefas, posts e anúncios. Nessa planilha, já deixamos algumas linhas pré-preenchidas com alguns exemplos. No entanto, o que será realmente executado depende do seu planejamento realizado no primeiro item desse artigo: Planejamento Básico | Campanha Black Friday EngagED
Existem algumas estratégias bem relevantes que estão sendo observadas no mercado, e deixamos aqui dois exemplos para você. Sinta-se à vontade, também, para utilizar outras, ou até mesmo um misto delas, o que pode ser muito efetivo.
Quando falamos em Dor do Cliente, estamos falando no problema que o cliente quer resolver ao comprar o seu produto, ou seja, o remédio para a dor em questão. Existem vários produtos no mercado que resolvem dores diferentes, e a sua empresa deve ser capaz de resolver uma ou duas das principais dores dos seus clientes.
Se você não sabe ao certo em qual dor do seu cliente você está atuando por meio do seu produto, recomendo realizar uma reflexão utilizando dois métodos bem simples, porém extremamente efetivos:
Este modelo auxilia na construção do seu negócio em uma perspectiva macro, e é um primeiro passo bem importante. Vale lembrar que as empresas podem mudar no decorrer do tempo, então realizar essa auto avaliação com frequência é essencial. Do contrário, você corre o risco de estar se apresentando ao mercado de forma errada, o que pode impactar seu negócio.
Caso você já tenha esses pontos claros, passe para o segundo método.
Neste método, começamos a refletir em dores e remédios na visão dos clientes. Aqui é que as coisas tornam-se claras para você que não conhece exatamente sua dor.
Recomendo buscar modelos de “Value Proposition Canvas” online para ter exemplos de como preencher cada um dos quadrantes.
Exemplo da Empresa X
😭 Dor do cliente: Dificuldades em inserção no mercado de trabalho;
💊 Remédio: Curso profissionalizante de UX Design no modelo Bootcamp; ❤️ Resultado: Aprovação em vaga de trabalho para UX Design;
Exemplos de Email
1) Email
2) Email
3) Email
4) Email
Outros assuntos de emails para você não parar de nutrir seu cliente:
✉️ Black da Empresa X: 5 motivos para você participar ✉️ 🔥 Esquenta Black 🔥! Esses são os cursos selecionados para fazer parte da promoção!
✉️ QUEM AVISA AMIGO É 😍: ultimos dias de até 70% off
✉️ 🚨 Faltam somente 4 dias para o final da Black!
✉️ Você ainda tem tempo: Prorrogamos as condições imperdíveis ✉️ Comece 2023 em uma vaga de UX Design com 70% off, 🔥 últimas vagas
✉️ Liberamos mais 30 vagas para cursos da Black 😱, agora não tem desculpa!
✉️ O melhor para sua carreira 👀 com 70% off, vai perder?
Esse modelo consiste em criação de base de interessados, processo de nutrição para esquentar esta base e uma abertura de vendas com alto número de conversão em poucas horas!
É um processo mais difícil de ser realizado devido ao grande número de conteúdos que você precisa promover para criar uma excitação de mercado.
Geralmente, as empresas iniciam anunciando um desconto excepcional de Black Friday, que terá poucas horas de disponibilidade, com poucas vagas e muita exclusividade. E se o cliente quiser fazer parte dessa oferta, ele pode se cadastrar em um formulário para ganhar o acesso a página de vendas 2 horas antes do início da promoção geral.
Após o cadastro, o cliente começa a receber conteúdos mais relevantes para ele, mantendo a ideia da compra o mais quente possível até o dia do lançamento da promoção. Esse processo de atração e aquecimento do cliente pode ser realizado de algumas formas, como Webinars, Lives em redes sociais, Posts em Stories, e-mails e até mesmo em aplicativos de mensagens.
Nessa busca por criar expectativa e excitação, montar um grupo de Whatsapp com as pessoas que fizeram cadastro é uma boa alternativa, uma vez que a comunicação fica mais próxima entre você e seus futuros clientes. Esse grupo precisa de conteúdo relevante, assim como seus posts, webinars e outros canais, e também uma boa frequência de postagem, para engajar os participantes.
Em todo esse processo, a chave é utilizar gatilhos de venda. Os mais comuns são:
Se você quiser se aprofundar mais nesses e em outros gatilhos vou deixar um artigo para você: 10 gatilhos mentais para aumentar as vendas
O grande momento é, definitivamente, a abertura das vendas. Você precisará estar com sua equipe preparada para tirar as dúvidas e se comunicar com aquele cliente que entrou para comprar mas, por algum motivo, está demorando algumas horas a mais do que o comum. Você verá algumas dicas no passo seguinte desse artigo que potencializam, e muito, a conversão enquanto as vendas estão abertas. Tenha sempre uma carta na manga: um desconto adicional de 5%, um brinde, um mimo para tirar aquela última insegurança no momento da compra.
Assim que o tempo acaba, algumas empresas, devido ao grande volume de vendas, acabam abrindo o carrinho de compras por um período maior, como um bônus, praticando o mesmo desconto, ou reduzindo-o um pouco, para não lesar os consumidores que compraram com antecedência.
Existem alguns clientes que clicam no botão de “Inscreva-se” do site e iniciam o processo de compra mas, por algum motivo, acabam abandonando o carrinho antes de sua conclusão. Chamamos esse tipo de clientes de “Estagnados”.
Os Estagnados tem um grande potencial para realmente finalizarem uma inscrição mas, para isso, precisam de algum auxílio ou atenção da sua equipe de vendas. A EngagED consegue capturar os dados desse cliente no momento do interesse, identificando em que momento da compra ele tornou-se um estagnado. Nesses casos, a EngagED já realiza algumas ações automatizadas por e-mail e SMS para conseguir recuperar a atenção desse cliente.
Veja como funciona nossa régua de comunicação clicando aqui.
Isso quer dizer, então, que o seu trabalho acabou? (NÃO!) Tire essa ideia da cabeça. Ao contrário, este é o momento em que você mais precisará colocar a mão na massa para conseguir recuperar esse cliente e aumentar ainda mais a sua conversão para venda realizada.
Você sabia que a conversão pode aumentar em até 100 vezes se você ligar para seu cliente em até 30 minutos após o abandono da inscrição?
Então não deixe esse dinheiro solto na mesa e veja as 3 formas que a EngagED tem de te ajudar a recuperar esses clientes clicando aqui.
Você pode colher o parecer do seu cliente sobre a experiência de compra e consumo do seu curso de várias maneiras, mas existem duas que consideramos mais efetivas:
Tirando a comunicação presencial ou por vídeo chamadas (que são mais difíceis de conseguir), a ligação telefônica é a melhor forma de você sentir verdadeiramente o seu cliente.
Recomendamos que você separe algumas perguntas qualitativas e quantitativas para organizar essa chamada, e não desperdiçar a oportunidade quando o cliente atender a ligação.
Para conseguir o número de seus clientes, basta abrir a EngagED e acessar a visualização de candidatos ou realizar o download da lista de inscritos.
Essa é uma forma mais prática, porém menos intimista de conseguir captar a experiência do cliente, principalmente se você tem um volume enorme de inscrições.
Crie um formulário que contenha um número reduzido de perguntas. Dessa forma, você conseguirá aumentar a taxa de resposta entre elas. Não esqueça de realizar perguntas fechadas e abertas.
Existem algumas plataformas que você pode criar formulário online. Vou deixar uma lista abaixo:
Esse formulário poderá ser disparado por e-mail, Whatsapp ou até mesmo ser incorporado a uma aula dentro da Área de Membros da EngagED. Essa última opção é uma ótima forma de colher as informações dentro do conteúdo.
É importante que em ambos os métodos, exista uma pergunta simples que o seu cliente possa autorizar ou não a divulgação do feeback. Nunca divulgue um feedback sem o consentimento do seu cliente.
Após cada campanha, é importante realizar uma reflexão dos erros e acertos, e principalmente levar esse aprendizado para suas próximas experiências. Para isso, existe uma dinâmica muito simples e efetiva para que você e sua equipe façam essa reflexão sobre a campanha finalizada.
Essa dinâmica é chamada de “Que Bom, Que Pena e Que Tal?”. É preciso que cada membro da sua equipe escreva as medidas tomadas por vocês, e coloque as coisas boas no “Quem Bom”, as ruins no “Que Pena” e ideias para aplicar na próxima no “Que Tal”.
Você pode realizar a dinâmica com Post-it em um quadro branco, ou até mesmo com uma ferramenta online corporativa como o Miro. O importante é documentar para que, na próxima campanha, esse seja o primeiro documento a ser aberto por todos.
Desejamos uma ótima campanha de Black Friday!!