Produto perpétuo é aquele que vai permanecer por muito tempo no mercado, sempre disponível para que seus alunos possam adquiri-lo. Por isso, uma boa estratégia de lançamento de produto perpétuo é essencial para que o seu produto performe da maneira que você deseja.
No entanto, é sempre bom lembrar que o conhecimento e a expertise no assunto que você quer tratar no seu curso são essenciais. Por isso, antes de você querer produzir qualquer produto, é sempre importante possuir algum conhecimento em uma área de atuação, ou seja, um lastro sobre determinado assunto.
Esta parte é extremamente importante, e vem antes, inclusive, do método de transmissão desse conteúdo. É sempre possível aprimorar a sua didática e a forma com a qual você passa o seu conhecimento para frente. Por isso, antes de pensar na produção do seu conteúdo, tenha certeza de que você possui a expertise e a autoridade necessárias para ministrá-los.
Com tudo isso resolvido, chegou a hora de arregaçar as mangas e conhecer as melhores estratégias para o lançamento do seu produto perpétuo. Valos lá?!
Em primeiro lugar, é preciso ter claro em sua mente quais são as dores dos seus futuros clientes em relação ao conteúdo que você está ensinando.
Isso é essencial para o sucesso do seu curso e a qualidade do seu conteúdo. Não adianta nada produzir um conteúdo super bem produzido, mas que não tem como objetivo melhorar a vida de quem o adquire. Por isso, é necessário ter conhecimento sobre o assunto, e tratá-lo de forma objetiva, como por exemplo, expertise em perda de peso, como ganhar massa muscular, etc.
É necessário ter em mente, então, que o ponto principal para que o seu produto perpétuo tenha sucesso, é ele tratar de resolução de problemas, e agir diretamente nas dores do seu público alvo. Dessa forma, o marketing orgânico do seu curso vai aumentar, já que, aqueles que comprar o produto e vêem utilidade nele, certamente irão repassar a notícia de que ele tem qualidade, pois resolveu um problema pontual de suas vidas. Assim, o seu engajamento nas redes só tende a crescer.
Por isso, nunca é demais reforçar que, antes de querer produzir algum curso perpétuo (ou qualquer tipo de curso), é necessário ter expertise em uma determinada área do conhecimento. Saber como investir em ações, como guardar dinheiro, como pagar dívidas, como perder peso, como realizar uma maquiagem de forma profissional. A sua motivação para produzir conteúdo não pode ser unicamente a de ganhar dinheiro, pois isso irá afetar a qualidade do seu produto. Busque sempre agregar valor à vida dos seus potenciais clientes, e o dinheiro será consequência!
Após decidida a área de atuação, e adquirido o conhecimento necessário para começar o projeto do seu curso, vai ser necessário separar um tempo para validação de informações.
Sempre que você tiver um projeto de curso, é essencial que se faça a validação das informações antes de começar a produzir o conteúdo em si.
Para fazer isso, é necessário fazer uma pesquisa no Google sobre as principais palavras chaves relacionadas a área que você escolheu. A melhor ferramenta para este tipo de trabalho é o Google Adwords. Esta ferramenta vai possibilitar a você, entre outras coisas, conhecer melhor o seu mercado, validar a demanda que existe em relação às dores que você é capaz de resolver, e quais oportunidades você consegue fornecer para a sua audiência.
Uma das estratégias do produto perpétuo, é colocar a palavra chave que mais se relaciona com o seu produto no Google Adwords, e perceber quais outras palavras parecidas a ferramenta vai encontrar. Com isso, você consegue “aquecer” o seu mercado antes de produzir o conteúdo diretamente para quem você quer vender.
Uma das práticas mais comuns nessa estratégia é a criação de um curso gratuito sobre a sua área de atuação. Isso vai ajudar a cooptar clientes para o seu produto. Ao final deste curso, você pode redirecionar esta audiência adquirida para um produto pago. Mas preste atenção ao fato de que, mesmo neste produto gratuito, é necessário fornecer valor para a pessoa que está consumindo este conteúdo, para que ela não se sinta enganada, e ache que aquilo se trata apenas de uma propaganda para o curso pago.
Com estas palavras chave que você pesquisou na ferramenta do Google, vai ficar mais fácil de perceber o que as pessoas estão buscando em relação àquela área de conhecimentos que você tem expertise, e aí fica bem mais simples produzir um conteúdo mais interessante para determinado público alvo. Você vai descobrir, por exemplo, se existe uma grande demanda por conteúdo gratuito naquela área, se há uma busca por certificados, se há um desejo de parte desta audiência de se profissionalizar nesta área, etc. Todos estes dados são facilmente reconhecidos no Google Adword, e por isso é uma ferramenta tão valiosa.
Quando estiver fazendo as pesquisas na plataforma, tente focar nos assuntos que são urgências ocultas de sazonalidade, ou seja, situações de urgência nas quais o seu conteúdo tem maior demanda. No caso de um curso de maquiagem, por exemplo, festas, casamentos, formaturas, carnaval e ano novo são alguns exemplos de situações em que este conteúdo teria maior demanda. Por isso, cogite separar alguns módulos ou seções do seu curso para dar atenção a estas ocasiões e demandas
Outro ponto importante quando estiver realizando as suas pesquisas, é não focar as suas atenções apenas para as palavras chaves que mais aparecem. É preciso canalizar os esforços para as palavras chaves que mais aparecem em relação àquilo que você sabe resolver, ou seja, que é a sua expertise.
De nada adianta selecionar as palavras com mais volume de busca para produção do seu curso, se você não tem experiência e não sabe resolver os problemas que surgem daquele assunto. Mais do que produzir lucro, o seu curso deve ser capaz de trazer valor para a sua audiência, e isso acontece quando ele tem a capacidade de sanar os principais problemas daquelas pessoas que estão realizando as buscas na internet.
Outra plataforma importante de checagem, que deve ser consultada antes de decidir o seu nicho de atuação, é o YouTube. Somente colocar um termo na área de buscas e apertar o enter, entretanto, não basta. Uma dica legal é apenas escrever os termos que você quer buscar e, antes de pesquisar, esperar alguns segundos para ver as sugestões de busca que a própria plataforma vai sugerir para você.
O segredo aqui, é que o YouTube vai te sugerir outros termos de busca que são muito acessados com base naquele que você digitou, e assim é possível descobrir o que os usuários do site mais buscam em relação àquele assunto, facilitando muito na hora de decidir o seu nicho, ou fazendo com que você, ao menos, considere a possibilidade de criar uma seção no seu futuro curso online dedicada aos termos mais buscados.
Nesta mesma página do YouTube, preste muita atenção, também, aos anunciantes que aparecem nela assim que você realiza a busca pelo termo escolhido. Tenha certeza de colocá-los na sua lista de planejamento, pois será um importante fator que te ajudará a descobrir o que está dando retorno na sua área. Analise quais produtos esses anunciantes estão vendendo, e em quais áreas eles estão focando, pois, se os anúncios estão dando atenção à estes tópicos, é porque existe retorno financeiro.
Outro parâmetro muito importante é a contagem de visualizações. Sempre analise quais vídeos dentro daquele assunto que é a sua área de atuação ganham mais visualizações dentro do YouTube, porque isso vai te mostrar onde está o interesse das pessoas que procuram sobre aquilo.
Um parâmetro de busca que também é muito interessante dentro do YouTube, é a “relevância”, pois isso vai te mostrar não apenas os vídeos que mais contém visualizações sobre aquele assunto, mas também os que são mais procurados hoje, e isso vai te dar uma dimensão sobre quais os temas mais relevantes na atualidade dentro da sua área de atuação.
Semente um pouco mais óbvia, mas também muito importante, é o próprio site do Google. De forma semelhante às estratégias anteriores, apenas digite as palavras chave relacionadas à sua área de atuação, e deixe a ferramenta de autocompletar listar os outros termos que são mais buscados dentro deste assunto. Fazer estas pesquisas em uma janela anônima do seu browser pode ajudar pois, desta forma, ele não irá registrar os seus vícios de pesquisa, e vai exibir apenas os resultados que são realmente mais relevantes naquele tema.
Dentro dos resultados da pesquisa que você fez no Google, existe uma área chamada de “as pessoas também perguntam”, que vai te mostrar outros resultados semelhantes ao termo que você pesquisou. Também é um ótimo parâmetro para você determinar quais são as áreas mais pesquisadas sobre o seu assunto, e adaptar a estratégia de lançamento do seu curso, ou até mesmo criar dentro dele seções que antes não existiam, para poder englobar também essa fatia do público. Estas mesmas dicas valem também para o site “Ubersuggest”, que é outro serviço que mostra como estão sendo exploradas as keywords do seu interesse.
Não se esqueça, também de entrar no site da Amazon, e consultar a categoria de livros, mais especificamente aqueles que tratam da sua área de atuação. Veja bem quais são os títulos best sellers naquela área, para que também possam integrar a sua estratégia.
Em suma, pesquise bastante sobre o seu tema! Tente diversas combinações de palavras chave nos principais sites de buscas, e isso vai te mostrar quais são os temas, as áreas, e os influenciadores que mais faturam nesta área de atuação, dando pra você um norte na hora de construir toda a estrutura do seu curso.
Também vai te auxiliar muito na hora de criar uma campanha de marketing e divulgação para a venda do seu futuro produto. Com isso, você vai conseguir analisar os resultados para descobrir o que tem mais procura naquilo que você tem expertise.