A maioria das pessoas, quando possuem um projeto digital, costumam investir muito tempo e energia na criação de conteúdos para redes sociais, principalmente aquelas que possuem um método de consumo mais imediato, como os reels, do Instagram, o TikTok, os Stories, os Shorts, etc.
Como consequência, muito da energia que você tem para gastar em um início de projeto, acaba sendo gasta com questões mais secundárias e triviais, como design de logo, cores, layouts, e outras questões de menor importância. Isso está errado!
Aquilo que você melhor tem para oferecer, principalmente no seu lançamento, é (adivinhem só), o seu produto. Ele é a estrela do show e, por isso, é nele que você deve investir a maior parte do seu dinheiro, tempo e disposição. Questões com layout, cores e design têm a sua importância, mas nenhum deles consegue ofuscar a relevância do seu produto. Afinal, é ele que seus clientes irão consumir. Por isso, foque a maior parte do seu tempo pensando em como aprimorar o seu produto.
Seguindo este raciocínio, o próximo ponto que merece a sua atenção total nesta reta inicial, é a sua página de vendas. Depois de melhorar e investir bastante no seu produto, é provável que você já tenha conquistado a confiança de alguns clientes, que vão sentir o desejo de adquirir aquilo que você está vendendo. Por este motivo, a sua página de vendas deve estar tinindo, pois é por meio dela que os seus clientes terão um primeiro contato com o seu produto e, se a página for de uma qualidade ruim, não vai fornecer uma boa experiência de compra, o que irá depor contra você logo no início.
Crie vídeos e anúncios para divulgar o seu produto, pois são eles que chamarão os seus clientes até a sua página de vendas, fazendo com que o seu faturamento inicial seja muito maior.
Como você pôde ver, existem algumas etapas que você deve passar, e cada uma delas vai exigir ações diferentes.
Em primeiro lugar, é necessário ter um produto apelativo. Muitas pessoas pulam esta etapa, e investem todo o seu capital inicial em marketing, posts em redes sociais, visibilidade, sem antes possuir um produto que seja realmente bom e interessante. Por isso, tenha certeza de investir muito tempo e recursos no aprimoramento do seu produto. Isso vai ser importantíssimo nesta fase inicial de desenvolvimento.
Depois disso, quando você já tiver um produto forte e desenvolvido em suas mãos, você irá começar a pensar no seu conteúdo publicitário. Inicialmente, comece planejando um vídeo de vendas. Escreva um texto completo, com os principais pontos fortes do seu produto, mas que ao mesmo tempo seja breve e dinâmico. É importante que você não pule esta etapa, pois é aqui que mora o segredo de uma divulgação correta daquilo que você está vendendo.
Assim que você tiver um vídeo pronto para ser disponibilizado aos seus clientes, é necessário que você crie uma página de vendas para postar estes conteúdos. É nela que você irá trazer todos os seus conteúdos publicitários, sejam eles vídeos, anúncios, textos, etc.
Os resultados vão começar a aparecer, e você vai passar a dedicar uma boa parte do seu tempo disponibilizando um atendimento personalizado e único para todos os seus leads que forem chegando. Nesta etapa, eles irão aparecer, principalmente, por meio das suas redes sociais, que estarão muito bem colocadas na sua página de vendas. Nesta parte, você irá fechar muitas vendas de forma rápida, trocando apenas poucas mensagens.
Se você já colocou bastante tempo e esforço nas etapas anteriores, basta, às vezes, algumas mensagens para um lead que acabou de chegar comprar o seu produto.
Após isso, você já poderá começar a gastar uma parte pequena do seu tempo criando anúncios para as redes sociais. Perceba que é só apenas depois de todo esse caminho que você começará a criar os famosos stories, reels, shorts, conteúdo para TikTok, etc. A tentação que surge no início para que você já comece por esta etapa é muito grande mas, é apenas a partir daqui que estas ações trarão um resultado palpável para você. Por isso, segure a ansiedade, e percorra todas as etapas com dedicação e afinco, gastando pelo menos de um a três meses em cada uma delas.
Depois de todo esse caminho, o resultado aparece. Você irá chegar no final com um produto muito mais forte e, como consequência, será muito mais fácil produzir aquele conteúdo prazeroso e tentador para as redes sociais, já que você terá muito mais confiança naquilo que você está vendendo, já que um tempo muito maior foi gasto no desenvolvimento daquele projeto.
Além disso, a sua página de vendas será muito mais forte e apelativa, já que você aguardou o tempo necessário antes de decidir virar um “influenciador digital”, e aprimorou pra caramba a página pela qual você irá registrar a maioria das suas vendas. Como resultado, os leads que passarão a chegar como resultado de uma correta passagem por todas estas etapas terão muito mais confiança na hora de fechar uma venda.
O trabalho é, com certeza, muito maior do que só gravar, postar, responder seguidores e ganhar alguns likes em cada postagem. O prazer desta etapa pode até ser maior, mas acredite, ele é passageiro. Gaste um tempo maior cuidando destes pontos que farão a diferença a longo prazo e, apesar de o seu trabalho com certeza ser maior, a recompensa também será.