Construir uma página de vendas pode ser um pouco complicado, não é mesmo? Por isso, vamos te mostrar, de forma rápida, quais são os principais pontos de atenção para montar a sua, assim como os principais erros cometidos por quem elabora esse espaço virtual. Vamos lá?
Na maioria das vezes, o seu copy vai lidar com uma promessa. Não se trata de simplesmente apresentar o seu produto ou curso, de forma básica e direta. Neste caso, o que está se buscando é chamar a atenção do seu cliente para a qualidade daquilo que você está vendendo.
Por isso, deixe bem evidente, logo de cara, quais são os principais benefícios que o seu produto trará para a vida do seu cliente. No entanto, lembre-se de fazer promessas que você possa cumprir. Ex: “saiba como dobrar a sua taxa de conversão em um mês”.
É essencial, também, que você crie um vídeo ou texto, abaixo do seu título, explicando sobre o que trata o seu curso, e o que os seus alunos podem esperar dele. Apesar de o formato em vídeo geralmente ser mais eficiente, um texto bem escrito também pode funcionar.
Após a descrição do seu curso, é fundamental que você coloque um botão de vendas bem visível, que direcione para a página de compras do seu curso. Afinal, esse é o objetivo final do seu trabalho de copy, não é mesmo? Por isso, não se esqueça deste detalhe, juntamente do preço que você irá cobrar pelo material.
Muitas pessoas deixam de tratar de valores propositalmente, com medo de que isso afaste as pessoas. No entanto, é justamente o contrário o que costuma acontecer: se você não informar quanto o seu curso irá custar, sem rodeios, é bem provável que a pessoa sequer se dê ao trabalho de se direcionar para a sua página de vendas e conferí-lo. Por isso, não se esqueça de sempre colocar a informação completa.
Lembre-se sempre de que o que você está buscando, em primeiro lugar, é a venda. Por isso, não há sentido em esconder este fato do cliente, pois ele certamente está consciente disso.
Uma dica interessante, também, é sempre disponibilizar um tempo de garantia para este curso, no caso de o seu cliente se arrepender da compra. Este é um detalhe pequeno, mas que tem um potencial de aumentar muito as suas vendas, já que o cliente irá se sentir seguro para realizar a compra. Salientar o fato de que ele terá acesso instantâneo ao material também pode ser interessante.
Para fortalecer ainda mais a sua página de vendas, nada melhor do que a palavra daqueles que já compraram o seu produto, não é mesmo? Por isso, abra um pequeno espaço para inserir depoimentos de alunos satisfeitos com o seu produto, para que os novos alunos sintam segurança, e tenham a certeza de que realmente estão adquirindo um material de qualidade.
Você pode fazer isso em formato de texto, vídeo, ou ambos, lembrando sempre que aquilo que apela para o visual sempre causa mais impacto. Por isso, se possível, tente inserir também algumas imagens ou fotos.
Em seguida, tenha certeza de deixar claro quais os benefícios que o seu produto têm em detrimento de outros materiais semelhantes no mercado. Exponha os seus argumentos de forma lógica, para que realmente sejam capazes de convencer os seus clientes.
Para complementar estes argumentos, e também apelar para a parte visual, é bacana que você também complemente estas informações com gráficos do seu método, ilustrando os passos do seu curso.
Pode parecer básico, mas muitas pessoas esquecem (ou simplesmente deixam de colocar) quem é o autor do curso. Isso é super importante porque, à medida em que você for ganhando notoriedade, alguns veículos de comunicação podem começar a bloquear o seu conteúdo, pelo fato de ele aparecer sem autoria.
Além disso, é muito ruim para o seu material o fato de a pessoa que estiver tentando comprar não consiga descobrir quem é o autor do curso que ela está comprando. Por mais que você não seja tão conhecido neste momento, caso o seu curso venha a fazer sucesso, é importantíssimo que você seja creditado como sendo o autor. Por isso, tenha a certeza de sempre inserir as suas credenciais na sua página de vendas, juntamente com informações para que seja possível entrar em contato com você.
Para que o seu cliente não se frustre com qualquer problema técnico na sua página, ou simplesmente consiga obter mais informações sobre o seu curso que não estejam dispostas na sua página de vendas, é uma sacada muito bacana você inserir um chat ou whatsapp no rodapé da página. Desta forma, sempre que o usuário desejar, poderá entrar em contato com você ou alguém de sua equipe, evitando que você deixe de concretizar vendas por este motivo.
Esta próxima dica vai depender muito da natureza do seu curso, mas pode ser interessante se o assunto que você irá abordar for muito detalhista e analítico: dependendo da complexidade do seu material, é bacana você dedicar um espaço em sua página para detalhar o conteúdo do seu curso. Neste caso, separe uma área para inserir todos os módulos, conteúdos, número de aulas, etc.
Desta forma, caso o aluno esteja na dúvida sobre a qualidade daquilo que você está vendendo, sem saber se aquele material irá suprir as necessidades dele, ele poderá facilmente consultar esta informação, e eventualmente até tirar dúvidas com você e sua equipe por meio do seu chat online. Isso evita que o cliente deixe de comprar por desconhecimento daquilo que está adquirindo, e você evita a perda deste tipo de usuário. Elucidar os pontos chave também pode funcionar, caso o seu curso não seja tão complexo, ou trate de assuntos mais abstratos. O importante, neste caso, é deixar claro o que o aluno irá aprender através do seu curso.
Por fim, os seus clientes certamente terão dúvidas sobre o seu conteúdo ou sobre a sua página, assim como o processo de compra do seu seu curso, isso é normal. Entretanto, muitos podem acabar tendo os mesmos questionamentos. Para facilitar o acesso a informação, você pode realizar um compilado das principais dúvidas dos seus clientes, e construir um FAQ completo, elucidando os principais pontos demandados pelos seus usuários.
Pronto! Agora você já conhece as principais dicas para construir uma página de vendas de sucesso. Basta dar um tapa no seu produto e colocá-lo pra vender. Mãos à obra!