Como profissional do mercado educacional você deve pensar constantemente no seu “personal branding“. Isto é: construir com cuidado a impressão que as pessoas têm em relação ao seu trabalho e ao seu perfil pessoal. Ter um personal branding forte é fundamental, pois garante que você se destaque em meio aos diversos outros profissionais do mercado quando as pessoas precisarem contratar alguém com as suas características.
Existe uma série de maneiras de fazer com que a sua marca pessoal seja forte. Você pode começar a escrever blogposts no seu site, atualizar as redes sociais com conteúdos interessantes e também criar cursos e eventos.
Essa última opção é excelente porque, além de fazer com que o público te reconheça como referência em um assunto, pode se tornar uma fonte de renda paralela. E vamos combinar que como profissional autônomo é muito importante contar com esse tipo de apoio financeiro, né?!
Se você já faz ou pretende fazer cursos, precisamos trazer um tópico que é tão importante quanto o conteúdo das suas aulas: como está a experiência do futuro aluno durante o processo de inscrição?
Gastar toda a energia pensando no conteúdo do curso e na última hora escolher uma plataforma qualquer para a inscrição é uma falha comum entre quem está começando a criar cursos e eventos. Porém, essa falta de atenção pode prejudicar consideravelmente o resultado do projeto. Isso porque, se o interessado no workshop tiver uma experiência negativa no processo de inscrição, pode simplesmente desistir das aulas e nunca assistir aos materiais!
O resultado disso é que ele deixará de ser impactado com um conteúdo de qualidade e você perderá uma venda (que poderia ser, além de um aluno, um potencial cliente).
Portanto, aqui vai um questionamento. Que tal parar por alguns momentos para analisar como estão as matrículas dos alunos no seu curso? Para te ajudar nessa missão, separamos três grandes áreas que merecem a sua atenção na hora de organizar o processo de inscrição dos interessados nas suas aulas.
Você certamente já se irritou durante o processo de inscrição de algum site ou ferramenta. Pode ser porque ele exigia muitas informações, ou então era complexo demais para que fosse realizado pelo seu celular, por exemplo. Tenha em mente que o futuro aluno do seu curso não pode se deparar com esse tipo de dificuldade durante a sua matrícula.
É fundamental que a matrícula seja fácil, intuitiva e exija apenas as informações do aluno que são realmente relevantes.
Lembra do personal branding? O processo de inscrição para o seu curso deve estar alinhado às estratégias do seu posicionamento pessoal. Portanto, preste atenção na organização da página, no seu design, nos textos, etc.
Como você é um profissional autônomo, provavelmente não conta com um grande time para te auxiliar na criação do curso. Levando isso em consideração é importante que a plataforma escolhida para a inscrição do seu workshop seja fácil de usar. Só assim você vai conseguir oferecer um bom design, sem necessariamente ser formado nessa área.
Por fim, o processo de inscrição do seu curso deve ser desenhado para te ajudar na conversão. Ele deve contar com recursos que avisem o futuro aluno quando a data de pagamento da matrícula se aproxima, por exemplo. O ideal é que tudo isso seja automatizado, afinal de contas você tem outras preocupações relacionadas ao seu curso.
Um sistema que pode te ajudar nesses três aspectos é a EngagED, ferramenta que facilita a organização e divulgação de cursos e atividades educacionais. A EngagED cuida de todas as etapas da matrícula, disparando e-mails e SMS integrados ao funil de inscrição dos seus futuros alunos. Dessa maneira, você consegue reativar interessados que não concluíram a inscrição, ou então que pararam em alguma fase desse processo.
Além disso, a EngagED também conta com a possibilidade de login social, que deixa o processo de inscrição simples e descomplicado para o aluno. Tudo isso em uma página com design interessante e fácil de montar!