Entrar em contato com clientes que abandonam o carrinho de compras é uma ótima prática para aumentar a conversão e entender melhor as objeções do seu cliente frente a compra do seu curso.
Se você tem muitos clientes estagnados em seu checkout EngagED, provavelmente você precisa refinar alguns pontos em seu processo de vendas. Grande parte das empresas que estão nessa situação podem precisar de uma ajuda dos próprios clientes para entender melhor o motivo pelo qual isso está ocorrendo, sendo necessário perguntar aos estagnados o que aconteceu para que a compra não tivesse seu caminho feliz, a venda direta!
Essa descoberta do que "pode estar errado" pode ser feita de várias maneiras, e hoje vamos te ensinar uma que está com ótimos resultados para as empresas que conversamos.
Pensando em conseguir extrair a verdade "nua e crua" do cliente estagnado, para então corrigir o seu negócio, nós precisamos conversar com seu cliente. Por isso, listamos abaixo as melhores formas de comunicação, sendo a primeira a que melhor conseguimos extrair mais informações, principalmente emocionais, e a última a que menos conseguimos.
Sim, sabemos que a forma 1 e 2 geralmente são mais difíceis e pouco escaláveis comparadas com as demais. Entretanto, logo abaixo delas temos a opção 3, e é essa que vamos utilizar aqui.
Nós, do Sucesso do Cliente, até chegamos a criar um método, chamado de PPT. Não, ele não quer dizer Power Point 😅. O Significado foi feito para criar um alerta na pessoa, por isso o uso de uma palavra não tão bonitinha...
PPT = Pega a Porcaria do Telefone.
Porque falamos dessa forma agressiva e ao mesmo tempo engraçada? Porque vimos que grande parte das pessoas optam por enviar um Whatsapp ou E-mail aos clientes e nem sempre conseguem o retorno da pergunta, e posso dizer que muitos nem retorno conseguem 😱
Com o PPT você precisa fazer um pouco mais de esforço, mas te garanto uma coisa: o cliente não vai ficar mudo do outro lado da linha após uma pergunta sua 😉, e você conseguirá entender a fundo o que ele realmente tem a dizer.
Depois de toda essa introdução para te convencer a utilizar o PPT, vou deixar abaixo um exemplo de ligação para você usar e abusar!!
Dica: Se você receber um "não" logo de cara, não desanime, o processo precisa ser treinado e aprimorado por você constantemente.
1) Abordagem inicial:
Dica: Caso você seja o dono da empresa, CEO, Diretor, ou outro cargo de autoridade, aproveite para mencionar isso! Pode te ajudar a demonstrar a importância que essa ligação tem.
2) Identifique a causa do abandono:
Dica: Recomendo que você crie uma planilha para anotar o nome do cliente e qual é a objeção (causa do abandono) que ele teve ou tem para que a compra não fosse realizada.
Dica: Sempre que for apresentar benefícios foque na visão do cliente para seu curso e não na sua visão de benefícios. Por exemplo, se você oferta um curso introdutório de algum assunto, provavelmente seu cliente quer como resultado um reposicionar no mercado de trabalho.
Se você pensar em Outputs (saídas, resultados esperados após o curso) você conseguirá compreender o que seu cliente quer ao comprar seu curso.
4) Ofereça soluções:
Dica: Utilize as planilhas do item 2, Identifique a causa do abandono, para criar argumentos contrários ao dos clientes. Dessa forma você vai anotando quais argumentos têm melhores resultados.
5) Fechamento da venda:
Dica: Se tudo for como planejado, você chegará ao ponto 5 e conseguirá a venda tão desejada. Nessa etapa tenha em mãos a aba de Candidatos da turma EngagED aberta, pronta para você enviar ao cliente o email com o link mágico, isso facilitará o retorno dele para o checkout e, consequentemente, aumentará a conversão!
Lembre-se de personalizar o roteiro de acordo com a área do curso e a linguagem do seu público-alvo. Além disso, é importante ter um tom de voz amigável e acolhedor, demonstrando interesse em ajudar o cliente a tomar a melhor decisão, e não simplesmente vender um curso por vender.
Espero que tenha gostado!! A equipe de Sucesso do Cliente está à sua disposição para que você tenha sucesso em seuócio 🚀.