Big Idea é a ideia central sobre a qual todo o seu marketing digital irá se apoiar. Ele servirá para a criação das suas campanhas publicitárias, anúncios e temas dos seus cursos. Por isso, é necessário que você entenda o seu conceito e, com isso, tenha uma capacidade maior de fisgar os seus clientes através de suas campanhas. Vamos lá?!
Há quem pense que Big Idea é apenas um título ou uma headline. Alguns acham, também, que é uma promessa, como naqueles títulos milagrosos de cursos que vemos circulando por aí na internet.
Muito mais do que isso, a Big Idea é o ponto central de partida para começar a derivar os seus anúncios de prontidão, urgência e oportunidade.
Mas o que seria, então, um anúncio de oportunidade? Muitas vezes, o alvo de um determinado anúncio nem sabe que precisa daquele produto que está sendo oferecido. O papel do anúncio de oportunidade, então, será o de apontar alguns comportamentos na vida do seu cliente que não são normais, apesar de ele achar que está tudo bem.
A grande sacada aqui, é que não há a necessidade de fazer nenhum tipo de promessa mirabolante quando o seu produto tem qualidade. Não precisa apelar para títulos chamativos, que prometem resolver todos os problemas em um passe de mágica. O bom título de Big Idea apenas explora os problemas que decorrem da situação que o seu produto irá solucionar. Isso faz com que o seu produto perca aquela imagem de que está gritando marketing, e faz parecer que o que ele realmente busca é resolver as dores do seu cliente.
Busque alguns comportamentos que decorrem do problema que você está buscando resolver, e que não são normais. Busque chamar a atenção do seu cliente para essas situações.
Necessário lembrar que a Big Idea não pode ser imperativa, para não caracterizar o clickbait. Entretanto, ela pode ser uma pergunta, que chame a atenção do seu cliente para um problema, como por exemplo: “Você está satisfeito com o seu peso?”. O problema é que, neste caso, a chance de você cair em um lugar comum é muito grande, já que muitas pessoas também vão acabar pensando em coisas parecidas.
A saída mais fácil para a Big Idea, então, é pensar somente em frases que derivam daquele problema. Neste caso, uma frase como “Viver endividado não é normal” funcionaria melhor para fisgar a atenção do seu cliente, pois é feita uma afirmação com a qual ele pode se identificar, sem dar a impressão de que se trata de uma peça de marketing barata.
Para deixar claro: qual a diferença da Big Idea para o anúncio de oportunidade? Em primeiro lugar, está a Big Idea, com base na qual você irá criar os seus anúncios de oportunidade. A Big Idea é um conceito mais geral, dá a direção na qual você deve caminhar para desenvolver a sua ideia, e por isso ajuda a trazer mais títulos relacionados ao assunto que você está tratando.
Existe, também, a categoria de anúncios das urgências ocultas, que se assemelha, em certos pontos, com os anúncios de oportunidades. Entretanto, os de urgência oculta, geralmente, priorizam o “how to”, ou seja, como fazer. Ex: “como diminuir a ansiedade”. Isso, por si só, pode gerar um conteúdo. Entretanto, o pulo do gato aqui está em pegar assuntos que estão intrínsecos a este maior. Por exemplo, quem tem ansiedade, pode também não conseguir dormir. Neste caso, uma urgência oculta ao assunto “ansiedade” seria “como conseguir pegar no sono”.
Quando for começar a vender o seu curso, foque primeiro em títulos de prontidão, que são aqueles direcionados para as pessoas que já sabem que precisam de um curso, e já estão procurando por ajuda. Aqui, não há a necessidade de, ser, necessariamente, o título mais criativo do mundo, porque ele irá fisgar quem está procurando pelo seu conteúdo de qualquer maneira. Ex: “Curso para aprender a maquiar em peles negras”.
Apenas nesta etapa, você já irá começar a realizar as suas primeiras vendas, já que o seu produto irá ser visualizado especificamente por quem precisa dele. Como resultado, o Google irá perceber que o seu curso está sendo requisitado, e como consequência, irá direcionar ele para mais usuários que tenham o mesmo perfil daqueles que já compraram, fazendo com que o seu faturamento aumente cada vez mais. Você não irá converter tanto no início, mas com o tempo, ele vai começar a escalar em faturamento. Isso funciona de maneira muito satisfatória, também, no Facebook.
E, por fim, com os títulos de oportunidade, você também vai atingir a parcela dos curiosos, ou seja, aqueles que ainda não estão em busca do seu produto. Esse tipo de título não vai, necessariamente, abordar um problema, mas sim chamar a atenção do usuário para algum tipo de comportamento que ele realiza, e fazer ele perceber que aquilo pode ser um hábito ruim.
Uma boa estratégia para produtos perpétuos, então, depende primeiramente da sua capacidade de criar títulos de oportunidade. Depois, irá passar para os títulos de urgência, e terminará nos títulos de prontidão. Após isso, uma boa página de vendas para a qual direcionar os seus clientes será fundamental para que haja conversão.
Não tenha medo de realizar anúncios, pois eles serão a chave para o seu aumento de faturamento. Quanto mais anúncios, melhor. Para isso, o segredo é encontrar as várias dores ocultas dos seus clientes, e com isso criar títulos que sejam atrativos para eles. Mãos à obra!