Lançar um novo curso custa dinheiro. É preciso contratar os professores, construir uma estrutura (seja ela física ou virtual), planejar as aulas e adquirir os materiais. Além disso, um bom investimento também deve ser feito na divulgação dessas novas aulas. É muito dinheiro, tempo e esforço para que um curso saia bem feito.
Mas e quando tudo isso é realizado e o curso não tem o rendimento esperado, ou acaba não saindo do papel? O resultado é prejuízo para a escola e desapontamento dos alunos, que estavam esperando para fazer parte de algo que não foi realizado.
Esse tipo de erro - gastar dinheiro e energia em um curso que não sai do papel - é algo que não pode acontecer. Uma maneira de evitar esse tipo de problema é realizar muitas pesquisas e testes antes de ofertar uma nova turma. Além disso, também é fundamental dedicar-se a atividades focadas em aumentar conversões.
É fundamental realizar pesquisas antes de lançar um curso ou workshop. Para isso, você pode conversar com a sua base de alunos e ver se eles teriam interesse no conteúdo. A sua instituição tem fácil acesso ao público-alvo, tire proveito disso!
O Google Trends e o Google Analytics são excelentes ferramentas para quem deseja descobrir quais são as tendências educacionais do momento. Com elas, é possível identificar quais são as dúvidas mais pesquisadas pelas pessoas na sua região. Esses dados podem te ajudar na estruturação de cursos que supram as necessidades do público-alvo.
Você também pode olhar o que a concorrência está oferecendo. Pesquise online o que outras escolas que têm o mesmo perfil que a sua, em diferentes locais do país, estão realizando. Obviamente o seu objetivo não é copiar o que elas fazem, mas manter-se competitivo. Veja o que elas estão colocando no ar e como é a aceitação do público nessas praças. Esse pode ser um bom termômetro de como esses cursos funcionariam na sua escola.
Uma outra ação muito efetiva para analisar se um curso teria sucesso na sua escola é colocá-lo em sua página principal de cursos, com uma chamada para que os interessados coloquem o nome na lista. Dessa maneira, você consegue começar a captar leads de possíveis alunos! Se a procura for baixa (muitas pessoas acessando a página, mas poucas colocando o nome na lista, por exemplo), você pode ter uma noção se realmente vale a pena investir tempo e dinheiro nessa ideia.
A EngagED conta com essa funcionalidade! Com ela, é possível criar landing pages de cursos efetivas, que te ajudam a mensurar se as pessoas estão realmente interessadas conteúdo proposto.
Você fez os passos anteriores e colocou o curso no ar? Então agora é a hora de trabalhar para aumentar conversões.
Existe uma série de ferramentas e ações que podem ser realizadas para aumentar a conversão. Uma das mais usadas - por ser realmente efetiva - é o funil de conversão. Com ele, você consegue identificar em que etapa do processo de inscrição cada um dos alunos está. Ao conseguir visualizar exatamente quem são as pessoas interessadas no curso, as que já realizaram a matrícula, mas ainda não pagaram e as que já concluíram todas as fases do processo é possível realizar ações que aumentem a conversão.
Por exemplo: uma pessoa demonstrou interesse, mas não realizou o pagamento da matrícula. Alguém do seu time pode entrar em contato com ela por mensagem ou telefone, perguntando se ela ficou com alguma dúvida e incentivando a conclusão da inscrição.
A EngagED foi criada para facilitar os processos de inscrição, tanto para os alunos quanto para as escolas. Por isso, ela conta com essa funcionalidade de funil de conversões. Com ela, é possível entrar em contato com as pessoas que estão em diferentes fases desse funil, por meio de diversos canais de comunicação.