4 erros comuns na divulgação de cursos

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Building the right tech stack is key

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How to choose the right tech stack for your company?

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What to consider when choosing the right tech stack?

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Para organizar um curso de sucesso, há uma série de fatores que podem ser cruciais na obtenção de bons resultados. Todas as etapas merecem atenção, desde a elaboração do conteúdo até as estratégias de divulgação do curso. Entretanto, de nada adianta ter um excelente curso, se ninguém fica sabendo dele!

Todos sabemos que, para ter sucesso, é preciso se destacar. E, para se destacar no mercado educacional, a divulgação é um passo muito importante. Por isso, separamos aqui os erros mais comuns que as empresas e escolas cometem na divulgação de cursos.

1 Não acompanhar regularmente a eficiência da sua estratégia

É muito comum algumas empresas investirem pesado na criação de estratégias de marketing, campanhas e conteúdos, e, depois do lançamento, não validarem os resultados de tais ações. Este é um erro grave, pois você está suscetível a estar veiculando uma campanha que não traz resultados e ainda gera custos para você.

Uma maneira simples de mensurar a eficiência é por meio do Google Analytics. Mas você também pode ter uma noção vendo quantas pessoas já se inscreveram, como estão os compartilhamentos e curtidas nas redes sociais. Analisando o engajamento do seu público com a sua campanha, você consegue saber se você está comunicando de uma maneira clara e efetiva, ou não.


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2 Descuido nos materiais para divulgação

Às vezes o tempo curto pode ser um inimigo na qualidade dos materiais para as campanhas de divulgação de cursos. Entretanto, esse erro pode comprometer os seus resultados e, pior ainda, colocar a sua credibilidade em dúvida.

Erros ortográficos, por exemplo, são falhas graves especialmente para quem trabalha na área de educação. Outros problemas incluem utilizar uma comunicação visual poluída, imagens em baixa resolução, e elementos que não façam sentido para o público. Vale a pena investir tempo e energia e criar boas peças para a divulgação do seu curso. Elas podem ser fundamentais para que seus futuros alunos se sintam atraídos e motivados a se inscrever.


3 Generalizar a divulgação

Divulgar sem saber exatamente quem é o público-alvo pode significar jogar dinheiro fora, por dois motivos: você está atingindo pessoas que não têm a ver com o seu curso e você não está sendo eficiente com seus potenciais alunos.

Se você cria uma divulgação sem segmentar bem o seu público, você acaba investindo em pessoas que não necessariamente terão interesse no seu curso. Estratégias assim, até podem fazer sentido para quem está no começo e quer criar um reconhecimento de marca. Entretanto são caso bem específicos e, no geral, para quem quer boas taxas de conversão, é mais interessante segmentar o público na divulgação de cursos.

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Da mesma maneira, se você criar uma campanha genérica, você pode estar perdendo a oportunidade de falar de maneira mais próxima com o seu público alvo. Você sabe quais são as necessidades e os interesses do seu público? Sua campanha deve ser voltada à isso para gerar boas conversões, evitando chamadas que não fazem sentido ou que simplesmente não atraiam quem você quer atrair.

4 Não conhecer o seu público

Esse erro está diretamente relacionado ao anterior, e pode ser o pilar para muitas outras falhas na estratégia de divulgação de cursos. De maneira simples, se você não conhece o seu público, você pode estar falando da maneira errada, no lugar errado, na hora errada e para as pessoas erradas. 

É fundamental definir uma persona, entender quais são os canais, a linguagem, a identidade  e a abordagem que faz sentido para essas pessoas. Sem saber quem você quer impactar, nenhuma estratégia será efetiva de fato em gerar inscrições

Para conhecer o seu público, você pode fazer pesquisas em ferramentas que você já utiliza (como o Google Analytics por exemplo), elaborar questionários ou simplesmente conversar com algumas pessoas. Certamente, você terá mais dados sobre o que o seu público espera de você e, assim, investir seu tempo e os seus recursos de uma maneira mais inteligente e efetiva.